Cinco pessoas morrem e seis são presas em operação no RJ
Ação da PM no Complexo do Chapadão visava tirar barricadas
Cinco pessoas morreram e seis foram presas numa operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas nesta terça-feira (26), no Complexo do Chapadão, zona norte do Rio de Janeiro.
A ação policial tinha o objetivo de retirar as estruturas metálicas usadas pelo tráfico de drogas para impedir a entrada dos veículos das forças de segurança do estado, as chamadas barricadas.
Os policiais também visavam a recuperação de veículos clonados e roubados na região, principalmente motos, usadas para roubos e furtos. Os suspeitos feridos, após confronto com os militares do batalhão da PM de Irajá, foram levados para o Hospital estadual Carlos Chagas, mas não resistiram aos ferimentos.
Na ação, três fuzis foram apreendidos, além de uma pistola e uma quantidade de droga ainda não contabilizada. Em 2026 a corporação apreendeu 324 fuzis, representando um aumento de 16% em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com a PM, a maioria das apreensões ocorreu em regiões marcadas por intensos confrontos entre grupos rivais, em comunidades da capital e de municípios da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo.
Em nota, a corporação informou que "mantém operações com foco no combate ao crime organizado, especialmente contra grupos envolvidos em disputas armadas, roubos de veículos, roubos de cargas e domínio territorial de comunidades". A nota informa ainda que, de acordo com levantamento do setor de inteligência "grande parte dos fuzis apreendidos no estado é de fabricação estrangeira, principalmente fabricada nos Estados Unidos".
Alinhamento
Aliás, a Secretaria de Estado de Polícia Militar realizou, nesta segunda-feira (26), uma reunião de alinhamento institucional com comandantes, chefes, diretores e assessores das unidades da Corporação. O encontro teve como objetivo fortalecer a integração entre os setores e ampliar a efetividade dos serviços prestados pela Polícia Militar à população.
A reunião foi presidida pelo secretário de Estado de Polícia Militar, Cel PM Sylvio Guerra, e contou com a participação do subsecretário da SEPM, Cel PM Marcelo Teixeira; do subsecretário de Gestão Administrativa, Cel PM Marco Andrade; do subsecretário de Gestão Operacional, Cel PM Ranulfo Brandão; e da chefe de gabinete do Comando-Geral da Corporação, Cel PM Andréia Ferreira.
Durante o encontro, foram debatidas diretrizes institucionais, estratégias de gestão e ações voltadas ao aprimoramento das atividades desenvolvidas pelas unidades operacionais e administrativas da Corporação.
A iniciativa, segundo a corporação, reforça o compromisso com a integração institucional, o fortalecimento da gestão e a busca contínua pela excelência dos serviços prestados à sociedade.
*Com informações de Agência Brasil