Itaguaí terá audiência pública sobre Porto do Meio nesta quinta
Evento vai discutir impactos ambientais do novo empreendimento de Itaguaí
A Secretaria dos Portos de Itaguaí vai participar de uma importante audiência pública na quinta-feira (22), às 19h, sobre o Porto do Meio. Por isso, convoca todos os interessados para acompanhar o evento, quer seja presencialmente ou por uma transmissão que vai acontecer pelo YouTube. A reunião é uma obrigatoriedade legal para a obtenção da licença ambiental do empreendimento.
Todas as informações sobre o evento, com formulário para participação e acesso ao link de transmissão, além de detalhes sobre linhas gratuitas de ônibus com saídas de Mangaratiba, Itaguaí e Rio de Janeiro para transportar os interessados estão no site https://audienciaportodomeio.com.br/.
O Porto do Meio é uma área de 250 mil metros quadrados arrematada em leilão em dezembro de 2024 pela Cedro Participações. A empresa vai usar o espaço para escoar sua produção de minério de ferro de alta qualidade. As obras do novo terminal estão previstas para 2027 e o início de operação para 2029. O acesso ferroviário será garantido por uma derivação da Malha Regional Sudeste, operada pela MRS Logística, com ligação direta à operação ferroviária própria do Porto do Meio.
De acordo com informações da Cedro, a capacidade de movimentação do terminal pode chegar a até 15 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e a operação tem potencial para gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos e movimentar ainda mais as atuais cadeias de serviços, comércio e fornecedores ligados à operação portuária.
A audiência pública é uma formalidade obrigatória que garante participação popular no processo de implementação do empreendimento. É a chance que as pessoas têm de fazer perguntas e se manifestar de forma livre a respeito dos impactos que a operação do novo terminal vai provocar na vida da cidade.
Durante a audiência pública, a Cedro vai apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Como é uma reunião aberta ao público, qualquer cidadão pode participar. A mesa do evento é composta por representantes da Comissão de Controle Ambiental (Ceca), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Ministério Público e demais autoridades.
O secretário de Portos de Itaguaí - Ronaldo Fucci e o subsecretário da mesma pasta - Felipe Pinheiro, vão compor a mesa como representantes do poder público municipal.
Depois do encerramento da audiência pública, a população ainda pode enviar perguntas, protocolar documentos, sugestões e críticas em um prazo de 10 dias. Essas manifestações fazem parte das considerações finais para a emissão da Licença Ambiental do Porto do Meio.
A audiência pública será realizada na Dunamis Igreja, antigo Cochicho Festas, na rua Coronel Macedo Soares, número 19, às 19h. Para participar da audiência pública (presencial ou via internet), é necessário antes cadastrar-se no seguinte site: https://audienciaportodomeio.com.br/
Também haverá serviço de linhas de ônibus gratuitas para quem quiser ir ao evento. A linha 01 Mangaratiba - Itaguaí será às 16h com saída em Conceição de Jacareí (ponto da Rio Santos em frente ao DPO), com paradas no Centro de Mangaratiba (ponto próximo às barcas); Assopesca (Sahy); Muriqui, Praça João Bondim; Itacuruçá, Praça Igreja Católica Sant'Anna;e Coroa Grande (Itaguaí), na Praça do Golfinho.
A linha 02 Itaguaí às 17h30 terá saída da Ilha da Madeira com parada na Aplim, na Estrada Joaquim Fernandes, 349. A Linha 03 Rio de Janeiro às 16h30 terá saída da Pedra de Guaratiba, com parada em Sepetiba.
Para a audiência pública também terá linhas de Táxi Boat saindo das ilhas de Itaguaí rumo a Itacuruçá. A linha 01 sairá da Ilha de Marambaia às 16h30; a linha 02 sairá às 16h30 da Ilha de Jaguanum; e a linha 03 terá saída às 17:30 da Ilha da Gamboa.
