Estado cria semana "Eu Freio para os Animais"
O Governo do Estado incluiu no calendário oficial a Semana Estadual "Eu Freio para os Animais", voltada à conscientização de motoristas sobre a proteção de animais em vias urbanas e rodovias. A medida foi publicada no Diário Oficial da última terça-feira (23) e estabelece a realização anual da campanha na semana do dia 4 de outubro, data em que também é celebrado o Dia Mundial dos Animais.
A iniciativa tem como foco a redução de atropelamentos e a preservação da vida de animais domésticos e silvestres que circulam por ruas, estradas e áreas de grande fluxo de veículos. O objetivo é chamar a atenção de condutores para a necessidade de atenção redobrada ao volante e de redução de velocidade ao identificar a presença de animais na pista.
Segundo a proposta, a campanha busca ampliar a conscientização sobre situações comuns envolvendo animais em situação de abandono ou deslocamento em áreas urbanas e rodoviárias, onde o risco de acidentes é maior. A orientação é para que motoristas adotem postura preventiva, evitando colisões que podem resultar em mortes de animais e também em acidentes com pessoas.
A Semana Estadual "Eu Freio para os Animais" também prevê a realização de ações educativas e atividades de orientação ao público. Entre as iniciativas previstas estão blitzes educativas, com foco em informar condutores sobre boas práticas de direção em áreas com circulação de animais e sobre os impactos dos atropelamentos na fauna.
A campanha integra um conjunto de ações voltadas à proteção animal e à conscientização da população sobre o tema, especialmente no contexto de convivência entre tráfego de veículos e presença de animais em áreas urbanas e rurais. A proposta destaca ainda a importância da atenção no trânsito como fator essencial para a prevenção de acidentes envolvendo animais.