Rodoviária de V.Redonda recebe obras de melhorias
Mudanças incluem segurança e acessibilidade para passageiros
A Prefeitura de Volta Redonda vem promovendo melhorias na Rodoviária Municipal Prefeito Francisco Torres, localizada no Laranjal. Recentemente, o espaço - que abriga, além do transporte de passageiros, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) e outros serviços públicos - ganhou novos banheiros com acessibilidade, novo espaço de atendimento do Detro-RJ (Departamento de Transporte Rodoviário do Rio de Janeiro), além de monitoramento por câmeras ampliado.
Em relação aos sanitários, no total são cinco novos espaços: dois banheiros de uso geral (masculino e feminino); um fraldário; e dois banheiros destinados (masculino e feminino) para pessoas com deficiência (PCDs), que contam, ainda, com compartimentos de descarte de bolsa de ostomizados.
Os sanitários contam, agora, com melhor ventilação e iluminação, com passagem de luz e ar por dois lados, além do espaço para descarte da bolsa de ostomizado e do fraldário, que era uma demanda dos usuários.
O posto de atendimento do Detro-RJ, que tinha entrada voltada para a Avenida dos Trabalhadores, foi revitalizado por meio de convênio entre os governos municipal e estadual, proporcionando melhor acesso aos usuários. "Melhoramos a estrutura do espaço de atendimento do Detro e trouxemos o acesso para o corredor de circulação interna da rodoviária, proporcionando mais segurança para quem acessa o serviço", explica o secretário.
Outros benefícios e futuras ações
A rodoviária municipal também teve ampliado seu sistema de câmeras de monitoramento, que são interligadas ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). O número de equipamentos passou de 16 para 32, e mais estão previstos para serem instalados, conforme o local vai passando por mudanças.
— Também já contamos com a atuação das equipes do programa Segurança Presente durante o dia e de agentes da Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), garantindo um conjunto de medidas de segurança 24h para a população que utiliza a rodoviária — cita Barenco, acrescentando que mais melhorias estão previstas para o local.
Os próximos passos são a instalação e Wi-fi e melhorias nas instalações da administração e nos espaços referentes à limpeza do terminal, melhorando a manutenção. Futuramente, será implementado o CCO (Centro de Controle Operacional) para modernizar a administração e operacionalização dos semáforos.