Barra Mansa investe na ampliação da rede de água
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) iniciou esta semana a expansão da rede de abastecimento de água potável, com a implantação de mais três quilômetros entre a Estamparia e o bairro São Judas. O prefeito Luiz Furlani acompanhou os trabalhos nesta quarta-feira (04), ao lado do diretor executivo da autarquia, José Geraldo Santos, o Zeca. O presidente da Câmara, Paulo Sandro, e outros vereadores também estiveram presentes.
A obra visa melhorar a distribuição de água e garantir mais regularidade em bairros como São Judas, Barbará, Piteiras, Paraíso, Paraíso de Cima e Jardim Alice. Segundo Zeca, o investimento de R$ 2 milhões, com recursos próprios, representa um avanço importante para o saneamento do município.
"Além da implantação da nova rede, os trabalhos incluem a construção de uma elevatória, estrutura essencial para assegurar pressão adequada e melhor desempenho operacional. É um investimento técnico e estratégico, pensado para atender melhor os milhares de moradores. A previsão é de que as obras sejam concluídas em até seis meses", explicou o diretor executivo.
O prefeito destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento voltado ao futuro da cidade. "Cuidar da água é cuidar das pessoas. Essa obra reforça o nosso compromisso com a qualidade de vida da população e com o desenvolvimento de Barra Mansa".
Furlani afirmou que 2026 será um ano decisivo para o setor de saneamento. "Começamos aqui, fazendo a conexão da captação de água da Estamparia ao São Judas. Além dessa ampliação da rede, este ano iniciaremos a construção da ETA da Região Leste - um investimento aguardado há 30 anos, que vai transformar o abastecimento e garantir mais segurança hídrica para toda a cidade".
O prefeito também citou projetos de modernização da captação de água nos bairros Vista Alegre, Ano Bom (Ary Parreiras), Vila Independência e Vila Nova / Água Comprida, além da conclusão da elevatória do Getúlio Vargas.
