Itatiaia cria Gabinete de Crise após chuvas
Plano municipal vai unificar protocolos de emergência
A Prefeitura de Itatiaia realizou, nesta segunda-feira (26), uma reunião com equipes da administração municipal para alinhar ações integradas e instituir, por meio de portaria, uma Comissão de Gabinete de Crise. A medida tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção, resposta rápida e mitigação dos impactos provocados pelas chuvas intensas previstas e já registradas no município.
A portaria vai formalizar a comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal de Contingência, que irá unificar os planos atualmente existentes nas áreas da Saúde, Defesa Civil e Assistência Social. O documento vai definir procedimentos, responsabilidades e ações coordenadas para situações de emergência, com foco na redução de danos materiais, ambientais e humanos.
Durante o encontro, as equipes discutiram os riscos e impactos já identificados, estratégias preventivas, ações emergenciais, o alinhamento dos fluxos de atendimento à população em situação de vulnerabilidade e os protocolos de atuação conjunta entre as secretarias municipais envolvidas.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Toroca, a formalização da comissão por meio de portaria garante mais segurança e agilidade nas decisões. Segundo ele, a atuação integrada das secretarias e a definição clara de responsabilidades são fundamentais para garantir respostas rápidas à população em momentos de crise.
As chuvas intensas registradas no fim de semana provocaram ocorrências em diferentes bairros. Segundo a Prefeitura, no sábado (24), o município registrou 60 milímetros de chuva, enquanto no domingo (25) o acumulado foi de 25 milímetros. Em razão do grande volume, foram registradas ocorrências em diversos bairros, com atuação imediata da Defesa Civil.
Durante o período, uma família ficou desalojada e está abrigada na casa de familiares. A residência não foi interditada e a família poderá retornar após a redução do nível da água. Outras duas famílias ficaram desabrigadas no bairro Vila Esperança e estão em casas de parentes.
Houve ainda deslizamentos de terra em Penedo e no bairro Country Club. No Vale dos Reis, ocorreram quedas de árvores e postes. No bairro Campo Alegre, residências das ruas Noel de Carvalho e Roberto Cotrim foram atingidas pela água, além da queda de uma árvore sobre uma casa, retirada pela Defesa Civil.
A Defesa Civil segue atuando em todo o município. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199.
