Secretarias municipais de BM se unem em projeto

Ação une sustentabilidade e inclusão em diferentes espaços

Por Da Redação

As secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Pessoa com Deficiência de Barra Mansa realizaram uma reunião para alinhar a criação de um projeto conjunto de educação ambiental voltado à inclusão de pessoas com deficiência em atividades educativas e de conscientização ambiental.

A iniciativa tem como objetivo promover a participação de pessoas com deficiência em ações como visitas guiadas ao Parque de Saudade, atividades de plantio, contação de histórias, palestras, minipalestras e rodas de conversa, sempre com foco na acessibilidade, inclusão e educação ambiental.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental, Manuela Noaves Gianelli, as ações poderão acontecer tanto em espaços abertos quanto em unidades específicas.

— Além dos passeios guiados em parques, com logística organizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, as atividades também poderão ser realizadas em unidades como o Cemae, que poderá receber a equipe do Meio Ambiente para o desenvolvimento das ações — explicou a gerente.

A vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência ressaltou a importância do projeto e destacou a relevância do Censo da Pessoa com Deficiência para o fortalecimento das políticas públicas no município. "Essas ações são muito importantes porque ampliam o acesso das pessoas com deficiência a novas vivências e também dialogam diretamente com o trabalho que vem sendo feito a partir do Censo da Pessoa com Deficiência, que nos ajuda a conhecer melhor essa população, planejar ações mais assertivas e garantir políticas públicas cada vez mais inclusivas", destacou Luciana.

A proposta também prevê a unificação das atividades com projetos já existentes no município, potencializando os resultados e ampliando o alcance das iniciativas de educação ambiental e inclusão social. Além dos grupos já atendidos pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, o projeto será aberto à comunidade.

Segundo o subsecretário Lucas Alves, as atividades poderão ser integradas a diferentes ações já em andamento, fortalecendo a rede de inclusão do município. Ele informou ainda que a programação terá início após o período de Carnaval.

— Queremos garantir que qualquer pessoa com deficiência, mesmo que não faça parte de um grupo específico, possa se inscrever e participar das atividades ao conhecer o projeto — completou Lucas.

O próximo passo será a definição do cronograma e da logística das ações, que serão divulgados pelos canais oficiais da Prefeitura de Barra Mansa.