Programa "Mãos que Transformam" abre inscrições

Voluntários atuarão em cursos, oficinas e mentorias

Por Da Redação

Estão abertas até o dia 10 de fevereiro as inscrições para voluntários interessados em integrar o programa "Mãos que Transformam" (MQT). O cadastro deve ser realizado exclusivamente de forma online, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/HvuWKY7c7b6kDuSu5.

A iniciativa é aberta a pessoas físicas e profissionais de diversas áreas que tenham interesse em compartilhar conhecimento e contribuir para a transformação social por meio da educação, da capacitação e da qualificação profissional. O programa busca fortalecer ações que ampliem oportunidades, promovam inclusão produtiva e estimulem o desenvolvimento econômico e social.

O "Mãos que Transformam" é um programa de voluntariado voltado à mobilização de profissionais, empresários, educadores e estudantes que desejam colaborar com ações de capacitação profissional, qualificação e geração de oportunidades.

A iniciativa fortalece diretamente o projeto CapacITA, principal programa de formação profissional do município, responsável por ofertar cursos e atividades voltadas à preparação para o mercado de trabalho.

Os voluntários poderão atuar de diferentes formas, como ministrando aulas e oficinas, oferecendo mentorias, participando de palestras, apoiando atividades educacionais e contribuindo com sua experiência profissional. As áreas de atuação são diversas e incluem comércio, indústria, turismo, gastronomia, beleza, administração, serviços, empreendedorismo, entre outras, de acordo com as demandas identificadas.

Além do repasse de conhecimentos técnicos, o programa também tem como foco a formação cidadã, o estímulo ao protagonismo social e o fortalecimento da autoestima dos participantes. A atuação dos voluntários será organizada conforme o perfil profissional, a disponibilidade e a experiência de cada inscrito.

"O programa busca consolidar uma rede de voluntariado profissional, conectando o poder público, o mercado de trabalho e a sociedade civil, ampliando o alcance das políticas públicas de empregabilidade e a inclusão produtiva em Itatiaia", disse o secretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Felipe Santos.

Os selecionados receberão certificado oficial de voluntariado.