Música, teatro, dança e piquenique: confira a agenda cultural do fim de semana

Diferentes cidades da região oferecem eventos diversos, gratuitos e pagos

Por

Fernanda Abreu apresenta seus hits neste sábado

A região Sul Fluminense se prepara para dias movimentados com uma agenda repleta de atrações culturais e de entretenimento. Shows, festas, feiras e eventos prometem agitar o público nos próximos dias; pensando nisso, o Correio Sul Fluminense selecionou programações de diferentes cidades para sugerir ao público leitor.

Valença

O Teatro Sesc Rosinha de Valença será palco de uma programação especial que integra o Festival Sesc de Inverno 2026, reunindo cinema, música e teatro em apresentações gratuitas para diferentes públicos. Nesta sexta (17), às 20h, o público poderá assistir ao espetáculo musical Irmão Café: Wilson Moreira 90 anos. Com classificação livre, o show celebra a trajetória de um dos maiores compositores do samba brasileiro, reunindo grandes músicos e novas interpretações de clássicos do artista. O espetáculo terá recursos de acessibilidade para pessoas surdas.

No sábado (18), às 16h, será apresentada a peça As Belas Coisas da Vida, também com classificação livre. O espetáculo acompanha a relação entre Dom Miguel e seu tio Tatí, em uma narrativa sensível sobre memória, afeto e vínculos familiares. Os ingressos para ambas as apresentações são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início de cada espetáculo.

Conservatória

A Praça Getúlio Vargas, na Conservatória, será palco de uma programação musical gratuita nos dias 17 e 18 de julho. O Festival Sesc de Inverno traz à cidade dois nomes de peso da música brasileira: a cantora e compositora Adriana Calcanhotto, que se apresenta na sexta-feira (17), e o cantor Pedro Mariano, que sobe ao palco no sábado (18). Ambos os shows estão marcados para as 21h.

Antes das atrações principais, o público poderá curtir apresentações de abertura com samba e pagode. Na sexta, a partir das 19h, o Samba Samba Mémo, com Gabriel Lopes, aquece o público. No sábado, no mesmo horário, quem comanda a festa é o músico Daniel Monnerat.

Barra Mansa

Neste domingo (19), Barra Mansa recebe o espetáculo teatral 'As Aventuras de Bininha', na Avenida Roosevelt Brasil, no Centro, no horário das 11h. O evento tem entrada gratuita e presença de intérpretes de Libras.

A peça conta a história de um bicho-preguiça que vive na praça de uma grande cidade junto com amigos. Os personagens são compostos por uma pomba, Bico Terezinha, o sagui Callithrix e um pipoqueiro. Os animais convivem em harmonia até a chegada de um forasteiro: o tamanduá-mirim Jaleco, que revela um segredo, mudando a vida de todos.

A cidade também receberá, neste domingo, o Picnic no Museu: um encontro, organizado pelo Museu do Trabalho e Direitos Humanos, que propõe uma tarde de lazer e reflexão social. A programação contará com: a roda de conversa "Cultura: nosso feijão com arroz", que levantará debate sobre a cena cultural, educação e a realidade da cidade; a oficina circense de malabarismo para iniciantes com a Cia Risca; e uma intervenção poética com microfone aberto do Slam da Matriz.

O encontro acontece das 10h30 às 16h na Praça da Música, no Parque da Cidade. Os participantes devem levar um aperitivo para compartilhar; um copo para uso pessoal e talheres; uma canga; protetor solar e repelente; e objetos de lazer, como instrumentos musicais, brinquedos e jogos.

Volta Redonda

Ao longo do fim de semana, Volta Redonda segue com a série de atrações musicais promovidas em comemoração ao aniversário de 72 anos da cidade. O show de sexta-feira (17) ficará a cargo do músico, compositor e produtor musical Pretinho da Serrinha, que vai levar ao palco uma verdadeira roda de samba raiz, às 22h. No sábado (18), também às 22h, Fernanda Abreu sobe ao palco; e no domingo (19) às 20h, o Padre Fábio de Melo faz o show de encerramento das comemorações.

Todos os shows acontecerão na Praça Brasil.

Acompanhando os shows de aniversário, a Praça Brasil também receberá o Festival Gastronômico VR até o dia 19 de julho. Será oferecida uma praça de alimentação com mesas e cadeiras, área kids e internet liberada. O evento promoverá atrações musicais que acontece antes e depois dos shows principais do aniversário da cidade; a programação completa pode ser conferida no perfil @festivalgastronomico.vr.

No sábado (18), a Taverna The Dragons Roost, no bairro Conforto, recebe o Baile da Aposta: festa promovida pelo coletivo de hip hop Batalha da Aposta. O baile convoca os DJs Felizona, Joaton e Dirty Death para agitar uma noite de trap, funk e grime, gêneros cultuados pelo movimento. Os ingressos antecipados podem ser garantidos a R$20 na barbearia Iguanas, na unidade Retiro da tabacaria Be Happy ou no pefil do instagram do evento (@bailedaaposta).

Desde quinta-feira, a Catedral das Assembleias de Deus de Volta Redonda — Ministério de Madureira (Cadevre) está realizando o 30º Congresso de Missões. O evento é gratuito e vai acontecer na Ilha São João até o dia 20 de julho.

A programação contará com cultos religiosos e shows de artistas como Fernanda Brum, Elaine de Jesus, Samuel Messias e Samuel Mariano são atrações confirmadas. Os preletores Gilmar Fiúza, Elizeu Rodrigues, Abílio Santana e José Brandão também estarão presentes.

Esta edição também marcará as comemorações pelos cem anos do Ministério de Madureira. A celebração será realizada no sábado (18), às 14h, com a participação do pastor Elizeu Rodrigues e do cantor Zery Magdiel.

O Teatro Gacemss também receberá alguns eventos no fim de semana. O primeiro deles é a Mostra Artística da Republica do Movimento, que acontece nesta sexta em dois horários: 11h (infantil) e 18h (adolescente e adulto). A mostra apresenta coreografias inéditas desenvolvidas pelos próprios alunos, que participam de todas as etapas da criação artística com a orientação de seus professores. É um convite ao público para conhecer como nasce uma coreografia, valorizando a criatividade, o trabalho em equipe dos bailarinos.

O segundo deles é o Festival de Monólogos "Datas Comemorativas" - Teatro Filmado, que acontece no sábado, às 19h30, no Gacemss 2. A noite contará histórias inspiradas em momentos que fazem parte da memória, com muito humor, emoção e diferentes personagens em apresentações cheias de sensibilidade.