Companhias holandesas marcam presença na 2ª edição da Rio Web Summit

Startup Vurdere lança solução com uso da Inteligência Artificial durante o evento que pode aumentar faturamento do e-commerce em mais de 10% das empresas

Por Redação

Companhias selecionadas pela Netherlands Enterprise Agency

Quatorze companhias holandesas selecionadas pela Netherlands Enterprise Agency marcaram presença na 2ª edição da Rio Web Summit, no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, entre os dias 15 e 18 de abril. O objetivo da participação do grupo foi explorar oportunidades de negócios no Brasil e na América Latina. A iniciativa da companhia visa não apenas apresentar essas empresas inovadoras aos investidores brasileiros, mas também expandir a influência e as operações dessas startups nos mercados emergentes.

Uma das startups participantes foi a Vurdere, plataforma de engajamento que permite às empresas criarem uma comunidade em torno de seus produtos ou serviços, que aproveitou o evento para lançar uma solução baseada em inteligência artificial que otimiza estratégias do varejo, utilizando dados coletados no Mercado Livre, um dos maiores marketplaces da América Latina.

Durante a sua participação, a Vurdere apresentou uma ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) para facilitar a gestão de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) em multicanal. A solução é um aplicativo conectado às lojas oficiais do Mercado Livre, que possibilita coletar, analisar e gerenciar o conteúdo gerado pelos usuários nos produtos vendidos pelos sellers no marketplaces. Esse espectro de dados inclui avaliações, dados de engajamento e perguntas e respostas apresentadas aos consumidores.

“Lançar o Portal do Seller para o Mercado Livre durante o Web Summit Rio representa um momento crucial para o comércio eletrônico. É uma demonstração do poder da inovação tecnológica em transformar o setor e oferecer ferramentas cada vez mais eficazes para os vendedores em um mercado altamente competitivo”, afirma Daniel Pisano, cofundador da Vurdere.

Daniel Pisano diz ainda que, após a coleta de dados, a solução usa os recursos da inteligência artificial para analisar e processar informações, gerar insights e propor respostas às perguntas e as avaliações de maneira automática. Entre os diferenciais da nova ferramenta, está o acesso a um painel que centraliza o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) no Mercado Livre e de demais marketplaces que o seller use como canal de vendas e que possuam a solução da Vurdere em seu marketplaces. O seller coleta e responde automaticamente seus clientes em diferentes marketplaces, como Drogasil, Droga Raia, Centauro, ZZMall, Zema, além do Mercado Livre.

“Essa coleta centralizada ajuda um fabricante a compreender o comportamento dos consumidores durante a jornada de uma compra, suas intenções de compra, seu sentimento sobre o produto, e como seus produtos são percebidos nos diferentes canais de vendas. Um dos diferenciais da ferramenta é o painel centralizado, facilitando a coleta e a gestão de dados em múltiplos canais de venda”, afirma Pisano.

Ainda durante a participação na Rio Web Summit, Pisano explicou como a inteligência artificial pode alavancar um aumento de 10% no faturamento das empresas. “A Vurdere é uma plataforma de engajamento. A gente engaja o usuário a interagir e compartilhar melhores experiências. A inteligência artificial tem um papel fundamental na hora de definir quais são as experiências mais adequadas para aquele usuário naquele momento de compra. Então, a nossa inteligência identifica os perfis, valores, custos, e traz os perfis de pessoas que tenham os mesmos valores para tomar decisão na jornada de compra. Quando você joga o conteúdo que tenha um contexto que a pessoa se identifica, esse conteúdo tem uma autoridade maior, confiabilidade maior, pessoal, e isso gera mais vendas. Já comprovamos em dezenas de clientes pelo Brasil que o conteúdo que personalizamos em um contexto social, ele vende mais”, disse o representante da Vurdere.


O Rio de Janeiro que já foi classificado como cidade referência na América Latina em empreendedorismo e inovação, hoje busca se recolocar no cenário global como “a capital de inovação da América Latina”, segundo o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD). Essa qualidade atraiu muitos visitantes nos principais stands do evento, inclusive o da Vurdere. Quem passou por lá foi Ana Clara Almeida, Gerente de E-commerce da Ammo Varejo e especialista em Marketing, que pôde conferir de perto as principais tendências do online e ficou impressionada com as novidades da empresa.

“Contar com avaliações de clientes nas compras online sempre foi um desejo da Ammo.Varejo, casa das marcas MMartan, ARTEX e Santista, líderes no segmento de cama, mesa e banho. A introdução de feedbacks dos clientes no E-Commerce é essencial para garantir uma experiência de compra superior, especialmente para produtos tão sensoriais como nossos travesseiros e jogos de lençóis. Com a Vurdere, agora dispomos de uma solução completa de prova social que, em pouco tempo após sua implementação, já demonstrou resultados significativos em termos de engajamento e conversão”, disparou ela.