Por:

Intestino desregulado pode afetar o humor

Muita gente não sabe, mas saúde emocional e intestinal caminham lado a lado. A psicóloga e nutricionista (psiconutricionista) Thaís Araújo afirma que um intestino funcionando bem pode ajudar no humor, na depressão, na ansiedade e em diversos outros problemas relacionados à saúde mental.

De acordo com seus estudos, o intestino produz 90% da serotonina corporal, hormônio responsável pelo “prazer”. Por isso, ela acredita que não se deve tratar o psicológico por uma única via, pois tudo importa: intestino, terapia e estilo de vida.

Thaís explica que o intestino é um dos órgãos responsáveis pela desinfecção e também pela absorção dos nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. Ele é habitado por bactérias benéficas e patogênicas e, para se manter saudável, precisa haver um equilíbrio entre elas.

Caso isso não aconteça, alguns problemas podem ser detectados, como a disbiose, um desequilíbrio da flora bacteriana intestinal, que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes.

E para evitar essa doença, que afeta uma camada de proteção do intestino que impede a entrada de bactérias na corrente sanguínea, Thaís aconselha uma dieta rica em vitamina A.

“Ideal é a pessoa consumir de duas a três porções de legumes alaranjados, vermelhos ou amarelos por dia. Aqui entram, por exemplo, cenoura, abóbora, pimentão amarelo, pimentão vermelho e tomate. Pode ser um deles ou todos, pode variar, pois o importante é consumir”, explica Thaís, que no dia 19 faz uma palestra no seu instagram sobre o assunto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (21) 99982-7072.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.