Emater Rio e UFRJ promovem ciclo de oficinas

Ação será realizada em Teresópolis e vai abordar segurança alimentar

Por Por Gabriel Rattes

A Emater Rio e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam, ao longo de 2026, um ciclo de oficinas teórico-práticas voltadas à segurança alimentar, qualidade dos alimentos e fortalecimento da agricultura familiar em Teresópolis. A ação integra os planos de trabalho e transição do protocolo IATA da Emater no município e busca oferecer orientações técnicas para certificação, agregação de valor e melhoria da produção de agricultores familiares.

As atividades serão promovidas em dois polos, no Sítio Boa Ventura, no 2º Distrito, e na Associação de Lúcios, no 3º Distrito, sempre das 9h às 13h. A programação percorre diferentes etapas da cadeia produtiva, abordando desde cuidados no cultivo até estratégias de comercialização e venda direta.

Confira a programação

? 27 de abril - Qualidade de Alimentos: da produção à mesa. Local: Sítio Boa Ventura - 2º Distrito

?25 de maio - Hortaliças prontas para o consumo: aspectos de qualidade e vigilância sanitária. Local: Associação de Lúcios - 3º Distrito

?29 de junho - Qualidade da água e do solo na qualidade dos alimentos. Local: Sítio Boa Ventura - 2º Distrito

?27 de julho - Microplásticos em alimentos. Local: Associação de Lúcios - 3º Distrito

?24 de agosto - Pragas e contaminantes de alimentos (insetos e pelos). Local: Associação de Lúcios - 3º Distrito

?28 de setembro - Boas práticas agrícolas em propriedades agroecológicas. Local: Sítio Boa Ventura - 2º Distrito

?26 de outubro - Circuitos curtos de comercialização, cálculo de custos e precificação para vendas diretas (CSA, Feiras e PNAE). Local: Associação de Lúcios - 3º Distrito

Segundo a organização, as oficinas vão reunir atividades teóricas e práticas necessárias para aprimorar a qualidade dos produtos oriundos de sistemas agroalimentares resilientes e integrados, incentivando também a ampliação de mercados para a agricultura familiar local.

Todas as atividades serão realizadas das 9h às 13h, com vagas limitadas. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (21) 97727-4303 ou pelo e-mail eslocte@emater.rj.gov.br.