Programa de empreendedorismo e inovação do estado

Por

Com 22 projetos selecionados, Petrópolis é a primeira cidade do interior do estado a receber o "Programa de Apoio à Implantação de Parques de Inovação Social, Tecnológico e Ambiental - Pista". O programa do governo do Estado é realizado por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e potencializa o empreendedorismo e a inovação sustentável em comunidades.

Em Petrópolis são cerca de R$ 4 milhões destinados a projetos de mobilização social como: educação ambiental, games, jornal comunitário, reciclagem de materiais, entre outras frentes voltadas para a tecnologia e a sustentabilidade - todos na região do Independência, uma das maiores comunidades da cidade. "Tivemos uma adesão muito boa na comunidade do Alto Independência, com projetos que se apóiam na tecnologia como instrumento de inclusão social e com elementos de sustentabilidade", assinala o coordenador do Pista em Petrópolis, Tales Gomes.

Faeterj

Participantes do projeto conheceram esta semana a estrutura da Faeterj - espaço tecnológico de aprendizado do Estado, que funcionará como base de apoio para desenvolvimento dos projetos selecionados em Petrópolis.

Cerca de 40 pessoas que tiveram projetos selecionados participaram do encontro, que teve também a presença de coordenadores dos núcleos do Pista da Rocinha, Cidade de Deus, e Complexos do Alemão e Maré, na Capital.

O Pista incentiva a aceleração de negócios cooperativos com impacto socioambiental, fortalecendo o papel das startups como agentes de transformação social e tecnológica. O Programa é fruto de parcerias entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), a FAPERJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU, e visa também fomentar um desenvolvimento equilibrado conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU.

A intenção é que o parque se torne uma referência em desenvolvimento de tecnologias com impacto socioambiental.