Setor de saúde impulsiona novos negócios em Teresópolis

Levantamento é da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro

Por Por Redação

Teresópolis vive uma mudança no perfil da sua economia. O setor de saúde se tornou o principal motor da abertura de novas empresas no município em 2025, puxando o crescimento do empreendedorismo local e consolidando a cidade como polo regional de serviços. Levantamento da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) mostra que, ao longo do ano, foram abertas 1.041 empresas na cidade.

O número representa um crescimento de 17,9% em relação a 2024, quando foram registrados 883 novos negócios — um aumento de 158 empresas em apenas um ano. Com esse desempenho, Teresópolis ocupa a 3ª posição na Região Serrana e o 12º lugar no ranking estadual em potencial de crescimento.

Setores

Entre as atividades que mais se destacaram estão os serviços ligados à área da saúde. Somente em 2025, foram 49 consultórios médicos, contra 32 no ano anterior. Também ganharam força os consultórios de psicologia e psicanálise (37) e os de fisioterapia (26), segmentos que não apareciam no levantamento de 2024.

Outros setores também apresentaram crescimento. Os serviços de escritório passaram de 22 registros em 2024 para 26 em 2025. Já o número de restaurantes e estabelecimentos similares subiu de 25 para 26 no mesmo período.

Para o prefeito Leonardo Vasconcellos, os números refletem um novo momento da economia local. "São novos negócios que fortalecem a nossa economia, gerando emprego e renda pra nossa gente. Em março de 2025 nós inauguramos o Centro de Atendimento ao Empreendedor, órgão que funciona como facilitador para o micro e o pequeno empreendedor. Vamos continuar buscando parcerias com as instituições que trabalham pelo engrandecimento de Teresópolis", destacou.

Centro de Atendimento ao Empreendedor

Instalado em área anexa à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, no primeiro piso da Prefeitura, o Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE) é resultado de um Termo de Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de Teresópolis e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ).

O órgão oferece atendimento gratuito aos empreendedores hipossuficientes, com serviços como baixa em CNPJ, consulta de situação cadastral da empresa, distrato, orientações sobre MEI, emissão de certidões online, entre outros procedimentos ligados à Jucerja.