Teresópolis implementa 'tarifa zero' em Água Quente

Medida foi publicada no Diário Oficial do dia 30 de dezembro

Por Por Johnnata Joras

Gratuidade entrará em vigor no dia 12 de janeiro

A Prefeitura de Teresópolis publicou no Diário Oficial (D.O.), da última terça-feira (30), o decreto que implementa a primeira linha de ônibus gratuita, no município serrano. Segundo o docuemtno, a linha "Água Quente", operada pela concessionária Viação Dedo de Deus, será realizada sob a política da "Tarifa Zero". A determinação passa a vigorar a partir do dia 12 de janeiro.

O decreto mantém a passagem das outras linhas com o preço de R$ 4,90 e o programa "Domingão Tarifa Zero", que disponibiliza, aos domingos, o transporte público sem custo para todos os cidadãos teresopolitanos. Segundo o texto, a compensação à empresa Viação Dedo de Deus, que opera a linha, será realizada através de subsídio público. O valor será calculado com base no custo por quilômetro efetivamente rodado, conforme fórmula e critérios estabelecidos no contrato administrativo.

Entre as justificativas apresentadas para a implementação da gratuidade na linha, está a redução da desigualdade social no município.

Segundo o prefeito, Leonardo Vasconcellos, "Estamos entregando mais um compromisso aos teresopolitanos! A tarifa de R$ 4,90 e o Domingão Tarifa Zero seguem garantidos, e agora temos uma linha 100% gratuita conectando a Rodoviária e Água Quente. É trabalho sério e respeito com a população", citou. 

A Prefeitura de Teresópolis será responsável por regulamentar, controlar e fiscalizar a prestação do serviço. Também é de responsabilidade do município, garantir o pagamento dos subsídios à concessionária, segundo o acordo entre as partes.

Em relação a Dedo de Deus, a empresa deve cumprir a linha com pontualidade, regularidade e eficiência, além de manter os veículos em perfeito estado de conservação, segurança e acessibilidade. 

Inconsistências

Embora no decreto publicado pela Prefeitura de Teresópolis esteja indicado o número do contrato 001.03.1983, o documento não consta no Portal da Transparência. Já os documentos referentes à Viação Dedo de Deus, disponíveis no portal e identificados sob a numeração 001.013.1987, constam como vencidos desde 16 de janeiro de 2025.

O Correio Serrano questionou o município sobre o contrato e sobre o valor de subsídio que será pago à Viação Dedo de Deus, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.