Estado segue em apoio emergencial à Petrópolis

Mais de 12 caminhões re síduos foram retirados no Extravasor

Por Da Redação

Máquinas do governo do estado seguem atuando em apoio ao município em ações emergenciais em pontos críticos de Petrópolis após as fortes chuvas que atingiram a cidade na manhã de quarta-feira (17). São pelo menos 13 equipamentos, entre os quais retro escavadeiras e caminhões, disponibilizados imediatamente pelo coordenador do Comitê Permanente das Chuvas do Estado e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, conforme orientação do governador Cláudio Castro.

Resíduos retirados

Somente na entrada do túnel extravasor do Rio Palatino, no Centro, foram retirados mais de 200 metros cúbicos de resíduos após o temporal, o que corresponde a, pelo menos, 12 caminhões carregados de material. A agilidade no apoio aos municípios para resposta rápida em caso de eventos severos faz parte das ações do Comitê Permanente das Chuvas do estado, que se reuniu na manhã desta quinta-feira (18) para os alinhamentos finais às vésperas da chegada do verão. "O apoio do Estado com maquinários disponibilizados rapidamente após eventos severos, como o que tivemos em Petrópolis, que registrou um grande volume de chuvas na manhã de quarta-feira, permite ao município uma resposta mais rápida. Esta agilidade é fundamental para a cidade retomar a normalidade, e para que as pessoas possam voltar a sua rotina o mais breve possível", destaca Bernardo Rossi. De acordo com a prefeitura de Petrópolis, na quarta-feira, alguns bairros da cidade receberam um acumulado de 178 milímetros de chuva em 24h.

Locais com apoio estadual

O maquinário do estado atuou em apoio ao município em ações emergenciais em localidades como Bingen, Henrique Raffard, Duarte da Silveira, Atilio Marotti, Estrada Mineira, Barão do Rio Branco, Estrada da Saudade, Bernardo Vasconcelos e João Batista Muralha (Samambaia), além da remoção de detritos na entrada do túnel extravasor, no Centro.

Cerca de 200 trabalhadores da Comdep e 11 maquinários - entre retroescavadeiras e caminhões - do Governo do Estado, foram usados nas ações de respostas.

Equipes da Defesa Civil de Petrópolis já atenderam 95% das ocorrências registradas por conta da chuva de quarta-feira (17/12). No total, foram 51 ocorrências - entre deslizamentos, quedas de árvores e muros, e destelhamentos - desse total, 95% já foram atendidos.