Fiscalizaçao contra motos irregulares
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio de uma ação integrada entre diversas secretarias e forças de segurança, como Secretaria de Mobilidade e Urbanismo (Semu), Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil e Polícia Militar (11º BPM e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança - PROEIS), deu início a uma série de ações de intensificação na fiscalização cujo objetivo é coibir a circulação de motocicletas que utilizam escapamentos adulterados, uma prática que tem gerado grande perturbação à comunidade friburguense.
A primeira das ações ocorreu no fim da tarde desta terça-feira, 09 de dezembro, em pontos distintos dos bairros Centro e Olaria, além do distrito de Conselheiro Paulino, marcando o reforço e a retomada das fiscalizações contra o ruído abusivo na cidade.
Resultados da primeira operação:
? 9 motocicletas foram apreendidas e encaminhadas ao pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbanismo (SEMU);
? 8 motociclistas realizaram a regularização do escapamento no próprio local da fiscalização, evitando a apreensão do veículo;
? Foram aplicadas 55 multas no total, abrangendo diversas infrações.
Entre as irregularidades encontradas nas motos apreendidas, destacam-se:
? Falta de CNH: 3 casos;
? Veículo sem silenciador: 3 casos;
? Silenciador adulterado: 3 casos.
A Prefeitura ressalta que essa é apenas a primeira de muitas ações. As fiscalizações serão contínuas, estratégicas e contarão com a participação integrada de diversas forças de segurança, refletindo o compromisso da administração municipal em garantir o sossego, o bem-estar e a saúde de toda a população friburguense.
O barulho excessivo e a desordem promovida por veículos adulterados afetam diretamente a tranquilidade, causando impactos negativos, especialmente em famílias atípicas, pessoas acamadas, Pessoas com Deficiência (PCDs) e outros grupos mais sensíveis ao ruído. O Poder Executivo segue firme no trabalho pela ordem, tranquilidade e respeito a todos os cidadãos de Nova Friburgo.
