Por Leandra Lima
O candidato à Prefeitura de Três Rios, Jorge Almeida, do Democracia Cristã, falou ao Correio Petropolitano Debate, programa televisivo do grupo Correio da Manhã, que busca uma campanha fluida voltada ao gerenciamento público transparente visando ferramentas que fazem à máquina pública rodar de forma eficiente para suprir as demandas e os gargalos do sistema.
Jorge é mais um político a integrar a corrida da eleição suplementar no município, com uma chapa "puro-sangue", formada por um vice-prefeito do mesmo partido. Nesse caso, a escolha para o cargo foi Luis Fernando Coelho. Um novo pleito só está sendo possível devido à configuração atual, dada pela saída do ex-prefeito Joacir Barbaglio Pereira, mais conhecido como "Joa".
Pleito suplementar
A eleição está marcada para o domingo, dia 5 de outubro, e a chapa vencedora exercerá o mandato até 31 de dezembro de 2028. Estão aptos a votar as eleitoras e eleitores que constam no cadastro eleitoral em situação regular.
Conhecido pela iniciativa "Fiscaliza Três Rios", um canal de denúncias e fiscalização dos serviços prestados à população da cidade, Jorge traz a proposta para dentro da campanha, reforçando a necessidade de uma boa gestão, que saiba controlar gastos e ofertar serviços de qualidade. "Sempre fui crítico da política de Três Rios, principalmente pela falta de transparência dos recursos, pois parece que toda vez que um candidato entra na gestão, faz parecer como se o dinheiro fosse dele, ao contrário, ele é o fiscalizador. Hoje o município vive um cenário político caótico. E isso afeta todas as áreas, um exemplo é a economia que está parada", disse em entrevista.
Proposta
Para ele, desenvolver esse setor é primordial. "Sem economia, não há geração de empregos, não tem como fazer com que o dinheiro gire dentro da cidade, fazendo com que o município perca força", enfatizou.
Outra demanda primordial para Jorge é a reorganização administrativa da Prefeitura, pois existem muitas secretarias. "Há pastas que não tem uma efetividade", pontuou. Outros gargalos são as áreas da saúde, educação e mobilidade urbana.
Perfil do candidato
Jorge Almeida é solteiro, empresário, tentou o cargo de prefeito em 2020, sem êxito, e como Deputado Federal, ficando como suplente. Tem declarado um total de R$ 30.250,00 em espécie. Já o vice Luis Fernando, é a primeira tentativa na política. Ele é solteiro e formado em administração. Tem declarado um total de R$ 1.518,00, em espécie.
Entenda o caso
Joacir Barbaglio teve as contas de gestão como presidente da Câmara Municipal de Três Rios reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2019. Ele disputou a eleição sub judice e foi o mais votado nas eleições passadas para a chefia da prefeitura. O candidato chegou a obter uma liminar suspendendo a decisão do TCE, mas, como a mudança ocorreu após o primeiro turno das eleições, não tem valor para suspender a inelegibilidade.