Correios permanece em greve em Nova Friburgo
Nova assembleia foi agendada para o dia três de setembro
Por Redação
Em assembleia realizada nesta quarta-feira (27), funcionários do CDD de Nova Friburgo (Centro de Distribuição dos Correios) decidiram pela continuidade da greve. Desde 29 de julho, 28 trabalhadores da unidade estão paralisados. Até o momento, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro (Sintect-RJ), os Correios não sinalizaram que irão atender as reivindicações dos trabalhadores da unidade.
"É crítica a situação em que se encontra hoje o CDD dos Correios de Nova Friburgo, com 140 mil objetos simples, como cartões postais e boletos, parados dentro da unidade. O que está acontecendo lá é um plano de contingência com a presença de gestores de outras unidades para escolar as encomendas. Eles fazem as entregas e mesmo assim, cerca de 1.500 objetos parados, a cada dia", contou o secretário do interior do Sintect-RJ, Leônidas da Silva.
"Fizemos uma votação e como não houve nova contraproposta por parte dos Correios, ou seja, enviaram a mesma proposta apresentada na última assembleia, a greve continua", informou. "A greve não é motivada por salário, e sim, por melhores condições de trabalho", ressaltou.
O CDD de Nova Friburgo possui um déficit de 19 funcionários, o que, segundo o sindicato, vem ocasionando em sobrecarga para os atuais trabalhadores. Além disso, a estrutura física da unidade está precária. Dos atuais 32 funcionários, 28 estão em greve.
Na última segunda-feira (25), uma audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), solicitada pela Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social para discutir a situação dos trabalhadores dos Correios. A audiência debateu os problemas recorrentes registrados em diferentes unidades, confirmados por autos de infração emitidos pela fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE-RJ).
Reivindicações dos trabalhadores do CDD de Nova Friburgo
•Chamamento imediato de aprovados no concurso público dos Correios já homologado;
• Melhorias físicas no prédio do CDD;
•Novos equipamentos de proteção individual e uniformes;
•Reforço da equipe terceirizada de tratamento e distribuição de encomendas;
•Retomada do atendimento médico pelo Hospital Serrano;
•Cumprimento de itens do Acordo Coletivo de Trabalho e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O que diz os Correios
Em nota, os Correios informou que "a paralisação pontual e temporária acontece em uma das unidades operacionais do município de Nova Friburgo. Os demais centros de distribuição da cidade seguem operando normalmente, assim como o atendimento nas agências e as entregas domiciliares.
Uma nova reunião entre a empresa e os profissionais será realizada no dia 03 de setembro. Vale destacar que a atual gestão dos Correios restabeleceu o diálogo com as entidades sindicais e que mantêm canais abertos com as trabalhadoras e trabalhadores por meio de uma mesa de negociação permanente.
Os Correios estão adotando as medidas necessárias e assegurando a continuidade das operações.