Exames podem identificar riscos de doenças em vacinas contra a covid-19

Especialista afirma que as pessoas não devem rejeitar imunização por receio de ter, por exemplo, trombose

Por

Diante do aumento do número de casos de trombose ligados às vacinas AstraZeneca (Oxford) e Janssen (da Johnson & Johnson), somado às divulgações sobre uma baixa eficácia da Coronavac, diversos países vêm enfrentando dificuldades para avançar na vacinação em massa.

Especialistas, porém, garantem que os casos são efeitos raros e que os benefícios da vacinação em massa são maiores. Além disso, estudos mostram que os riscos de trombose são maiores com a própria infecção do covid do que com qualquer vacina disponível. Para aqueles que temem uma reação, mesmo diante de dados que comprovam as vantagens de se vacinar, a boa notícia é que já existem exames para avaliar os riscos e para monitorar as reações e eficácia da vacina.

De acordo com os dados recentes, seis casos de trombose são registrados a cada 1 milhão de vacinados, contra 1,5 mil mortes por covid a cada 1 milhão de habitantes. Nos EUA, por exemplo, depois que a imunização atingiu pouco mais de 40% da população, o número de casos diários caiu de 250 mil para 61 mil e de mortes despencou de 4 mil por dia para menos de 800.

“O Brasil não tem muitas opções de imunizantes no momento e, além disso, os eventos são raros. Portanto, não há motivo para suspender a vacinação por aqui. Por isso, quem tem receio, não deve se privar da vacinação. Os riscos devem ser avaliados de forma individual e isso é possível por exames de sangue, que devem ser feitos antes e depois da aplicação da vacina”, explica Bárbara Pereira, especialista em Imuno hematologia pela UFRJ e responsável pelo setor de análises clínicas do laboratório Lach.

No perfil de exames para avaliar a segurança na administração da vacina, estão alguns testes genéticos usados no diagnóstico da trombofilia, além da avaliação da dosagem de D-dímero, uma proteína envolvida com a formação do coágulo que, quando em alta concentração, indica a possibilidade de trombose venosa profunda ou tromboembolismo pulmonar.