Projeto 'Rotas e redes literárias' capacita professores em Manguinhos
Projeto promove formação, encontros com autores e ações de incentivo à leitura na Zona Norte do Rio
O projeto Rotas e Redes Literárias dá continuidade à sua extensa programação gratuita na Zona Norte do Rio de Janeiro. A iniciativa realiza, nesta terça-feira (20), às 11h, uma capacitação voltada para a formação de educadores, professores e mediadores de leitura em Manguinhos.
A atividade é conduzida pela atriz, escritora e contadora de histórias Sílvia Castro, profissional com mais de três décadas de experiência no segmento literário e autora de obras marcantes como Histórias de Harmatã e A Sereia de Copacabana.
O workshop visa oferecer ferramentas pedagógicas e práticas para aproximar crianças e jovens do universo dos livros no cotidiano escolar e comunitário.
As ações acontecem no novo espaço de leitura criado pelo projeto em parceria com o Ballet Manguinhos, renomada instituição comunitária que atua há 13 anos promovendo arte, esporte e cidadania para centenas de meninas em mais de 20 favelas da região.
A programação cultural de outubro segue no dia 29 com mais duas atividades gratuitas de destaque. Às 16h, Sílvia Castro retorna para um bate-papo especial com o público, compartilhando detalhes e bastidores da sua trajetória com a literatura e a tradição oral. Logo em seguida, às 17h, a arte-educadora e pesquisadora Verônica dos Santos, coordenadora educativa do CCBB Rio, ministra uma oficina focada na valorização da oralidade, da ancestralidade e do conhecimento ligado aos griots.
Com produção executiva da Sapoti Projetos Culturais e curadoria da escritora Daniela Chindler, o projeto Rotas e Redes Literárias atua diretamente na democratização do acesso à leitura. O trabalho abrange a formação continuada de professores, a doação de livros para ampliação dos acervos comunitários e o fortalecimento de redes de incentivo ao livro em territórios vulneráveis.
As inscrições e a participação em todas as oficinas são totalmente gratuitas no polo do Ballet Manguinhos, localizado na Avenida dos Democráticos, número 535.