Operação no Santa Marta deixa passageiro ferido em Botafogo

Polícia Civil realiza ação contra o Comando Vermelho no Morro Santa Marta; tiroteio atinge ônibus, deixa ferido e causa pânico na Zona Sul do Rio

Por Redação

Agente da Core em operação no Santa Marta

Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro realizada na madrugada desta terça-feira (23) no Morro Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio, provocou intenso tiroteio e deixou um passageiro de ônibus ferido por bala perdida. A ação faz parte de mais uma fase da Operação Contenção, voltada ao combate ao Comando Vermelho (CV) e à repressão à expansão territorial e financeira da facção criminosa.

Passageiro de ônibus é atingido por bala perdida

Durante o confronto, um passageiro da linha 410 (Saens Peña–Gávea) foi atingido na perna enquanto o veículo trafegava pela Rua São Clemente, principal via de acesso ao Morro Santa Marta. Segundo o sindicato Rio Ônibus, passageiros improvisaram um torniquete até a chegada do socorro.

Até a última atualização, a identidade da vítima e seu estado de saúde não haviam sido divulgados.

Mandados e prisões na operação policial

De acordo com a Polícia Civil, a operação tinha como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos ligados ao tráfico de drogas na comunidade.

Foram expedidos 44 mandados pela Justiça. Até o início da manhã, três pessoas haviam sido presas, enquanto oito investigados já estavam detidos.

Tiroteio intenso e impactos na população

Os disparos começaram por volta das 4h, logo após a chegada das equipes policiais. Moradores relataram rajadas de tiros e explosões ouvidas em diferentes pontos de Botafogo.

A operação contou com dezenas de viaturas e apoio aéreo de helicópteros. O tiroteio afetou a rotina do bairro, causando pânico entre moradores e pessoas que estavam na região.

Um grupo que acompanhava o nascer do sol em um mirante do Santa Marta ficou impedido de deixar o local durante a ação. Imóveis próximos, incluindo uma igreja e um prédio residencial, foram atingidos por disparos.

Investigação contra o Comando Vermelho

As investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) começaram em 2024 e miram integrantes do Comando Vermelho no Santa Marta.

Segundo a polícia, a liderança local seria exercida por Ronaldo Pinto Lima e Silva, conhecido como Ronaldinho Tabajara ou R9, atualmente preso em um presídio federal. O braço direito seria Francisco Rafael Dias da Silva, o Mexicano.

Ao todo, 44 integrantes da organização criminosa foram identificados, incluindo gerentes do tráfico, seguranças armados e responsáveis pela vigilância da comunidade.

Operação Contenção no Rio de Janeiro

A Operação Contenção é uma estratégia do governo do estado para conter a expansão territorial do Comando Vermelho e enfraquecer sua estrutura logística e financeira.

Segundo dados oficiais, as fases da operação já resultaram na prisão de mais de 360 suspeitos, além da apreensão de armas e grande quantidade de munições.