'Pedala Rio' mira micromobilidade no Porto do Rio de Janeiro

Projeto vai revitalizar mais de 9km de ciclovias no Centro do Rio

Por PEDRO SOBREIRO

'Pedala Rio' vai revitalizar mais de 9km de ciclovia no Porto Maravilha

No dia 1º de abril deste ano, os ciclistas da Cidade Maravilhosa ganharam oficialmente um projeto para chamar de seu. Concebido pela Visionartz, o Pedala Porto, projeto de mobilidade urbana como estratégia de movimento, associa cultura, urbanismo tático, sustentabilidade e mobilidade. A iniciativa aposta na "micromobilidade" como infraestrutura estratégica para consolidar o projeto de ocupação residencial da região do Porto Maravilha.

Para promover esse incentivo aos ciclistas na região, a empresa vai promover a revitalização de aproximadamente 9,5 quilômetros de ciclovias, e a implantação de dois bicicletários estratégicos na área central e portuária da cidade, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.

Ao longo do trajeto será traçado um circuito de arte urbana para apreciação dos ciclistas, além de locais estratégicos para intervenções.

O projeto conta com a Cury Construtora como patrocinadora master, com um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões. A iniciativa é viabilizada por meio de um acordo de cooperação com a Prefeitura do Rio, via Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar).

"O Pedala Porto nasce de uma leitura do tempo da cidade. O Porto deixou de ser um projeto e passou a ser um território pulsante com novos moradores — e isso exige uma nova camada de infraestrutura, mais próxima das pessoas. Infraestrutura, cultura e mobilidade ativa integradas no coração da cidade. A mobilidade ativa entra como base dessa transformação, não só conectando pontos, mas reconectando as pessoas com a rua, com o território e com a experiência de viver a cidade", afirma André Bretas, fundador da Visionartz.

Ao Correio da Manhã, Bretas explicou que o projeto tem a intenção de atrair novos moradores em um momento em que o ciclismo está cada vez mais em alta.

"O Pedala Porto nasceu de uma conversa com o Leonardo Mesquita, da Cury Construtora, sobre micromobilidade. Com a Chegada dos novos moradores as ciclofaixas irão ajudar na conexão com as ciclovias, fazendo com que toda região portuária seja conectada com o centro e adjacências", comentou.

Após a reestruturação urbana iniciada na última década, o Porto Maravilha passa por um processo de consolidação residencial, com novos empreendimentos sendo entregues e moradores ocupando de forma permanente o território. Com a mudança no perfil da região, cresce a demanda por infraestrutura voltada a deslocamentos de curta distância e integração com o transporte público, especialmente o VLT.

"A consolidação do Porto como bairro exige soluções de mobilidade que dialoguem com o cotidiano dos moradores. A revitalização cicloviária integra esse processo", pondera Leonardo Mesquita, vice-presidente de negócios da Cury.

"O Porto vive um momento de transformação estrutural. A parceria para a revitalização e ampliação da malha cicloviária fortalece a infraestrutura necessária para sustentar o crescimento residencial e o desenvolvimento econômico da região de forma sustentável", concluiu.

Inspirado em experiências nacionais e internacionais que priorizaram mobilidade ativa em áreas centrais, o Pedala Porto posiciona a bicicleta como elemento estruturante do novo ciclo urbano do Porto Maravilha.

Para além de uma intervenção física, o Pedala Porto amplia essa lógica para o território, estabelece uma plataforma de ativação territorial voltada à consolidação do bairro como espaço habitável, conectando moradia, infraestrutura urbana e deslocamentos sustentáveis, promovendo a reconexão entre as pessoas e a rua, e o trajeto em uma experiência de contemplação, garantindo qualidade de vida e a sensação de pertencimento entre os moradores locais.

Para Bretas, a ideia é consolidar o projeto na região portuária para depois expandi-la para outras áreas do Rio.

"Nós organizamos alguns tours de bicicletas no Porto, na época do ArtRua, e agora estamos desenvolvendo uma rota de arte urbana pra se percorrer de bicicleta. O Projeto Pedala Porto é um piloto e temos vontade de levá-lo para outras áreas da cidade. Porém, agora queremos consolidar a região central como uma área de fácil mobilidade através da bicicleta", concluiu André Bretas ao Correio da Manhã.