Rio no debate global sobre a diáspora africana
Pequena África recebe ministro do Togo para apresentar resoluções
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Togo, Robert Dussey, esteve na cidade a convite do professor e babalawô Ivanir dos Santos, participando de uma extensa programação de atividades institucionais, acadêmicas e culturais. Entre os compromissos realizados, estiveram reuniões com representantes da sociedade civil organizada, muitos dos quais integraram a delegação brasileira presente no 9º Congresso Pan-Africano, ocorrido em dezembro de 2025, na cidade de Lomé, capital togolesa.
O principal objetivo do encontro foi apresentar, de maneira inédita no Brasil, as resoluções aprovadas durante o congresso, considerado um marco significativo na retomada e no fortalecimento do pan-africanismo contemporâneo. O evento reuniu lideranças políticas, intelectuais, pesquisadores e representantes da diáspora africana de diversas partes do mundo, que se debruçaram sobre temas centrais como a reparação histórica, o fortalecimento do protagonismo africano no cenário internacional e o desenvolvimento de novas formas de cooperação política, econômica e cultural em escala global.
A programação seguiu com a realização de uma roda de conversa que reuniu intelectuais negros, pesquisadores e participantes brasileiros do congresso, promovendo um espaço qualificado de escuta, troca e reflexão. Nesse encontro, foram compartilhadas experiências vividas durante o evento em Lomé, bem como análises sobre seus desdobramentos e impactos no contexto brasileiro e latino-americano, especialmente no que se refere às agendas de justiça racial e articulação internacional.
No período da tarde, às 15h, o ministro realizou uma palestra aberta ao público no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Com o tema "Resultados do 9º Congresso Pan-Africano e perspectivas africanas para as reparações", a atividade integrou o projeto Ubuntu Carioca - Articulando Saberes. A iniciativa propôs ampliar e aprofundar o debate público sobre questões fundamentais como justiça racial, direitos humanos e relações internacionais, a partir de uma perspectiva centrada nas experiências e nos interesses do continente africano e de suas diásporas.
Realizado entre os dias 8 e 12 de dezembro de 2025, em Lomé, capital do Togo, o 9º Congresso Pan-Africano teve o Brasil como país convidado de honra e contou com a participação de uma delegação recorde, composta por mais de cem representantes de diferentes áreas de atuação. O encontro reforçou a compreensão de uma África protagonista, jovem, dinâmica e estrategicamente posicionada no cenário global contemporâneo, além de impulsionar uma nova etapa de articulação política, cultural e intelectual entre o continente africano e suas diásporas ao redor do mundo.
A coletiva de imprensa e o conjunto de atividades realizadas ao longo daquela quarta-feira contribuíram para consolidar a cidade do Rio de Janeiro como um dos polos centrais desse importante diálogo internacional, estabelecendo conexões entre memória histórica, identidade, território e projeções de futuro, e fortalecendo pontes entre o Brasil, a África e suas diásporas.