Vigilância Sanitária moderniza inspeções no Rio

Registros em papel são substituídos por um sistema de controle eletrônico e auditável em tempo real

Por Redação

Novo sistema digital garante mais economia e eficiência para a INVISA-Rio

A cidade do Rio passa a contar, a partir desta segunda-feira (2), com uma fiscalização sanitária mais moderna. Por meio do decreto nº 57.501/IVISA-RIO, foi oficializada a medida que determina a digitalização das ações do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio), substituindo os registros em papel por um sistema de controle eletrônico e auditável em tempo real.

Segundo a prefeitura, o Sistema de Fiscalização Orientada por Critérios Objetivos, o SISFOCO, é a grande novidade. Por meio dele, é criado um padrão em que o auditor fiscal passa a seguir um roteiro digital estruturado e cada apontamento deve ser fundamentado em parâmetros verificáveis, como registro de geolocalização ou fotografias.

Glória recebe primeira fiscalização digital

Uma confeitaria na Glória foi o primeiro local a ser inspecionado com o novo sistema. A equipe seguiu o roteiro por meio de tablets com acesso ao SISFOCO, que possui interface ágil e oferece mais confiabilidade na vistoria.

"Esse roteiro garante a transparência e a rastreabilidade como elementos fundamentais de um trabalho de fiscalização mais moderno e eficiente", destacou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que acompanhou a inspeção.

Padronização e segurança dos dados

Os tablets são carregados com as ordens de serviço nas unidades do INVISA-Rio, que garante a proteção dos dados sensíveis. Em campo, os fiscais que atuam nas vistorias realizam o preenchimento do checklist e anexam as imagens que comprovam a irregularidade, em uma avaliação padronizada para todos os estabelecimentos.

"Estamos transformando a prática da fiscalização em um método auditável e mais transparente. Com o fim do papel e a adoção de critérios objetivos, garantimos segurança jurídica e previsibilidade para quem trabalha certo. É um avanço que protege a saúde da população e respeita o setor regulado", enfatizou a presidente do IVISA-Rio, Aline Borges.

Comerciantes podem se antecipar às vistorias

Os responsáveis pelos estabelecimentos vistoriados poderão acessar sua avaliação por meio de QR Code único, se informando sobre o que precisar fazer para melhorar e se adequar às normas sanitárias. Para evitar interdições, também será possível se antecipar e garantir a autorregulação consultando os roteiros de inspeção disponíveis para consulta pública no portal vigilanciasanitaria.prefeitura.rio.

Impacto sustentável da digitalização

Em relação ao impacto sustentável, a Secretaria Municipal de Saúde estima que a digitalização dos processos poupará recursos significativos, como a economia de cerca de 1,2 milhão de litros de água (equivalente a 1.263 caixas d'água de mil litros) e 846 kg de papel (o peso de um carro popular). Além disso, a mudança evitará a emissão de 3,6 toneladas de CO2, o que corresponde a um carro rodando por 18.500 km.