Pedro Duarte filia-se ao PSD e anuncia pré-candidatura a deputado estadual
Vereador recebeu apoio de políticos do partido nas redes após revelar próximos passos na carreira política
Um mês após anunciar saída do Novo, alegando radicalização partidária e patrulhamento, o vereador Pedro Duarte confirmou, nesta segunda-feira (26), sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) e a pré-candidatura a deputado estadual do Rio de Janeiro pela legenda.
"É hora de ampliar o alcance do nosso trabalho, exercer um mandato de construção, articulação, eficiência da máquina pública e combate estrutural ao crime organizado agora na esfera estadual (...) ocupar uma cadeira na Alerj significa deixar menos uma disponível para traficantes, milicianos e seus laranjas", declarou Duarte.
Segundo o vereador, a tomada de decisões busca "resgatar o Rio de Janeiro". Na visão do parlamentar, o PSD oferece condições de disputa com chances reais de vitória, além de ser um partido onde tem liberdade para defender o que acredita.
Desavenças perdoadas
A filiação aproxima Pedro Duarte de Eduardo Paes, que disputará o governo do estado. O atual prefeito já afirmou estar fechado com o presidente Lula, que também apoia sua eleição.
Apesar das circunstâncias, Duarte não mencionou o petista, mas citou Ratinho Júnior, atual governador do Paraná, como possível candidato ou o apoio a Tarcísio de Freitas (Rep), governador de São Paulo, para a presidência. "Subir em qualquer um desses dois palanques é apoiar muitas das causas que acredito e exerço desde a minha entrada na politica", disse o vereador.
Ao longo de quase seis anos na Câmara Municipal, Duarte defendeu a pauta da segurança pública e assumiu a Comissão de Assuntos Urbanos em 2025. Diante do Executivo, o vereador se destacou por atuações no programa Reviver Centro, além da atualização do Plano Diretor e das regras do programa Minha Casa Minha Vida. Desta forma, ampliou seu apoio popular, tornando-se um nome interessante para o PSD. Em seu comunicado, desavenças anteriores com Eduardo Paes deram lugar ao apoio mútuo.
"É público que tive desavenças e confrontos duros com Eduardo Paes, mas todos foram travados de forma respeitosa e com diálogo franco e aberto. Assim como discordei, sempre fiz questão de mostrar que nunca fui oposição festiva, apoiando projetos que julgava coerentes com os objetivos da cidade", declarou.
"Nesses anos de convivência, algumas características me chamaram a atenção. Eduardo é do tipo de político que faz acontecer, que tem o pragmatismo necessário para lidar com questões complexas, sem falsas promessas ou relativizações ideológicas", pontuou o vereador.
Entre os elogios ao prefeito, Duarte declarou que Paes é "brutalmente transparente e o melhor quadro para liderar o processo de resgate do Rio de Janeiro". O vereador, que também é vice-presidente da Comissão de Relações Institucionais da CMRJ, ainda afirmou que conversas que ocorreram durante a transição "só confirmaram essa percepção".
Clima de boas-vindas
Nas redes sociais, os comentários de integrantes de PSD foram em tom de boas-vindas e parceria para o futuro. Eduardo Paes destacou: "Seja muito bem-vindo! Você é um dos grandes quadros que surgem na política fluminense e é uma honra tê-lo ao meu lado. Aliás, você sabe bem: com liberdade para discordar e nos ajudar a encontrar o melhor caminho. Vamos juntos".
O vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, disse: "É um orgulho ter você conosco em nosso partido. Com mais concordâncias que divergências - e sempre mantendo a coerência de buscar o que é melhor pro Rio. Vamos juntos com Eduardo Paes pelo Rio".
Já o presidente da Câmara Municipal, o vereador Carlo Caiado, enfatizou: "Amigo, seja bem-vindo ao PSD. Uma honra… você é um grande quadro da politica carioca e sou testemunha da sua luta sempre com espírito público".
O evento de filiação acontece no dia 5 de fevereiro, no Cine Odeon, Centro do Rio. A cerimônia contará com Eduardo Paes, o vice-prefeito e o presidente estadual do PSD, o deputado federal Pedro Paulo.
