Rio testa ônibus 100% elétrico em linha do BRT

Objetivo do teste é coletar dados para modernizar o transporte

Por Da Redação

O ônibus tem padrão visual similar aos demais veículos

As vias da Zona Oeste do Rio de Janeiro recebem a partir desta semana uma importante transição tecnológica no transporte público. A Prefeitura do Rio, por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Mobi-Rio, colocou em circulação o primeiro ônibus 100% elétrico destinado ao serviço Conexão BRT. O veículo está operando em fase de testes, atendendo passageiros da linha 28, que cumpre o itinerário entre Pingo D'Água e o Terminal Curral Falso.

Fase de testes

A iniciativa de realizar essa fase de testes tem o objetivo de observar como essa nova tecnologia se comporta no cotidiano da cidade, enfrentando as variações de tráfego, clima e demanda de passageiros. O objetivo central é coletar dados que servirão de base para a Secretaria Municipal de Transportes estabelecer as futuras diretrizes técnicas e operacionais que vão nortear a eletrificação definitiva da frota carioca.

O modelo que inaugura esta fase experimental é fabricado pela marca Higer, sob responsabilidade do grupo TEVX Motors. A empresa foi a vencedora de um chamamento público realizado pela SMTR em setembro do ano passado. Durante este período de avaliações, que terá a duração de trinta dias, a fabricante assume não apenas a entrega do veículo, mas todo o suporte logístico necessário, o que inclui as estações de recarga elétrica e a manutenção preventiva. Essa estrutura permitirá que o município analise a viabilidade do projeto sem comprometer a eficiência do serviço atualmente prestado à população.

Visualmente, o ônibus preserva a identidade padrão da Mobi-Rio, com a cor amarela predominante, mas ganha detalhes que o diferencia dos demais, como faixas verdes nas laterais, que ressaltam o compromisso ambiental, destacando promessas como a emissão zero de poluentes e a preservação da pureza do ar. De acordo com a Secretaria, trata-se de um modelo "padron" com piso baixo, que busca garantir acessibilidade e conforto.

Frota 100% elétrica

Em breve, um segundo veículo elétrico, da marca Ankai (empresa SNH), também será integrado à frota do Conexão BRT para um teste similar de um mês. Este ciclo de avaliações tecnológicas se estenderá até o dia 30 de abril, período em que o sistema permanece aberto para que outras montadoras interessadas apresentem suas soluções sustentáveis para participar do período de testes.