'Theatro Municipal conta histórias' inicia temporada nesta quarta-feira (14)
Durante uma hora e meia, atores caracterizados com figurinos de época conduzem o público por uma imersão histórica
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro inicia, nesta quarta-feira (14), o projeto “Theatro Municipal conta histórias”, uma ocupação artística que utiliza a linguagem teatral para narrar a trajetória do monumento. Durante uma hora e meia, atores caracterizados com figurinos de época conduzem o público por uma imersão histórica, percorrendo espaços que vão da plateia e balcões aos camarins e ao Salão Assyrius.
A proposta do espetáculo, que segue em cartaz até o fim de janeiro, é conectar o passado do prédio à própria evolução urbanística do Rio de Janeiro. Inaugurado em 14 de julho de 1909, data escolhida em alusão à Revolução Francesa, o teatro foi o símbolo máximo de uma capital federal que buscava inspiração na França para se modernizar.
Memória e Personagens
O roteiro, fruto de pesquisa histórica de Luciene Carris e direção de Augusto Pessoa, utiliza casos divertidos e poéticos para humanizar a história da instituição. O percurso evoca a presença de grandes nomes que passaram pelo palco e pelos bastidores da casa, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Abdias do Nascimento e Fernanda Montenegro. A dança, pilar do Municipal, é lembrada através das trajetórias de Isadora Duncan e Maria Olenewa.
Além das figuras ilustres, a encenação destaca o contexto da Belle Époque carioca, mencionando a inauguração da antiga Avenida Central (atual Rio Branco) e a chegada da iluminação elétrica, novidade que alterou a dinâmica social da Cinelândia no início do século XX.
Expertise em Educação Patrimonial
A coordenação do projeto está a cargo de Daniela Chindler, especialista em visitas teatralizadas em prédios históricos desde 1997. Com passagens pela Academia Brasileira de Letras e pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a produtora foca no conceito de educação não formal para tornar o patrimônio histórico mais acessível ao público geral.
A montagem conta com a direção musical de Guilherme Miranda e traz no elenco os atores-cantores Adassa Martins, Gabriel Sant’Anna, Lucas Salustriano e Sophia Fried. As sessões ocorrem em horários variados, incluindo manhãs e tardes de quartas, sextas e sábados.
Confira todas as informações para participar do "Theatro Municipal conta histórias"
Local: Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro
Temporada: De 14 a 30 de janeiro
Horários: Quartas às 16h; Sextas e Sábado (dia 17) às 11h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Capacidade: 40 pessoas por sessão