Jogos incentivam aprendizado nas férias

Por

MultiRio nas Férias gera edutenimento no recesso escolar

Por Redação

O período de férias escolares também é importante para manter a mente dos alunos ativa e pode ser uma oportunidade para ampliar experiencias e estimular a curiosidade de crianças e adolescentes. Denominado como "edutenimento", o conceito une educação e entretenimento, e mostra que aprender pode ser leve e divertido, ainda mais na era da tecnologia.

Desenvolvedora de materiais com foco educativo, a MultiRio oferece vídeos, jogos e narrativas que ampliam as possibilidade de ensino também para professores e famílias.

Aprender brincando

Para esse período de recesso do ano letivo, a plataforma criou o Multirio nas Férias, que é acessado pelo site multi.rio/multirionasferias, incentivando crianças e adolescentes a se divertirem e aprenderem brincando.

O site oferece diversas opções de material para download, como jogos, flashcards, desenhos para colorir, paper toys para montar e PDFs para leitura. O conteúdo é dividido em segmentos de acordo com a idade, considerando crianças de 4 a 5 anos; 6 a 8 anos; 9 a 11 anos e para o público acima dos 12 anos. Na plataforma MultiRio nas Férias, alguns jogos chamam a atenção.

O jogo 'Comer Comer' enfatiza a importância da alimentação saudável, estimulando os jogadores a escolherem alimentos nutritivos e evitarem os ultraprocessados. Já no game 'Bichos do Rio', que se trata de um jogo da memória online, o tema principal é a fauna carioca.

Além de incentivar o aprendizado associando o nome a imagem, a cada fim de rodada são apresentados cartões com informações sobre os animais que aparecem nos cards. Alguns deles são o sagui, o macaco prego, o sabiá, entre outros.

Tecnologia e responsabilidade

No jogo 'E Agora? Um Rolé Digital', as narrativas digitais são interativas e voltadas para adolescentes. Ele aborda temas relacionados a proteção de dados pessoais, privacidade, cyberbullying, fraude digital e golpes.

Na proposta, que segue o conceito de RPG, bem difundido entre os adolescentes, cada escolha do jogador gera uma consequência, trazendo aspectos da vida real dos jovens ao longo do caminho.

Os responsáveis que se interessarem em testar a plataforma também devem ter atenção aos cuidados: crianças com menos de 2 anos não devem ser expostas a telas. A partir desta idade, a exposição diária não deve ultrapassar 1 hora, para crianças de 2 a 5 anos; 2 horas, para crianças de 6 a 10 anos, e 3 horas para adolescentes de 11 a 17 anos.