Uso noturno do Arpoador tem novas regras e limite de horário
Ações da Prefeitura e do Estado visam aumento da segurança e limpeza do local
A Prefeitura do Rio em parceria com o governo do estado anunciou novas ações para reforçar a segurança, o uso responsável dos espaços públicos e a preservação ambiental, com regras que impactam os frequentadores da Praia do Arpoador, Parque Garota de Ipanema e todo o trecho de areia do posto 8.
Iniciadas no sábado (3), as medidas serão publicadas em resolução conjunta entre as Secretarias de Ordem Pública, Conservação e Serviços Públicos, Guarda Municipal e Comlurb nesta segunda-feira (5). Segundo a prefeitura, as novas regras buscam garantir a convivência harmoniosa entre moradores, turistas e trabalhadores.
Atenção ao horário de uso, praieiros
A medida define horários de funcionamento, organiza fluxos de entrada e saída, estabelece regras para atividades econômicas e culturais, e garante a realização da limpeza urbana.
Em um período de grande movimentação intensificada pelo verão, a Pedra do Arpoador passa a funcionar como um parque, com abertura ao público às 4h e fechamento às 21h. Entre 21h e 23h, as equipes de segurança orientarão a saída. Das 23h às 4h, o local segue fechado para as realização das operações de limpeza da Comlurb.
O Parque Garota de Ipanema, utilizado como um dos acessos à Praia do Arpoador também fechará diariamente a partir das 20h e haverá controle de acesso nas entradas oficiais. Os horários ainda podem ser reajustados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, de acordo com a dinâmica da alta temporada.
Também há pontos de controle e bloqueios operacionais da Guarda Municipal e da secretaria municipal de Ordem Pública em horários estratégicos, para impedir o comércio de ambulantes não autorizados, coibir o uso irregular de equipamentos sonoros e organizar os fluxos de circulação de pedestres.
Com as mudanças, as entradas serão pela cancela na praia do Arpoador e pelo Parque Garota de Ipanema (Rua Francisco Otaviano). Após o fechamento do parque, a única entrada será pela cancela. Enquanto a saída será pela Alameda Via Peti, ao lado do parque, onde haverá orientação de fluxo para reduzir cruzamentos e melhorar a dispersão do público ao fim do período de funcionamento.
Ações de segurança
A Secretaria de Estado de Polícia Militar vai realizar ações integradas com equipes de unidades especializadas, como o Batalhão de Ação com Cães, o de Rondas Especiais e Controle de Multidões, o Batalhão Tático de Motociclistas, o 19º BPM, de Copacabana, e o 23º BPM, do Leblon. Os agentes contarão com aparatos tecnológicos, como carros-comando para videomonitoramento e reconhecimento facial.
Limpeza noturna
O volume de lixo gerado nos primeiros dias do ano e a permanência das pessoas na praia deixará de ser um empecilho para a Comlurb, que, com as mudanças, fará a limpeza mecanizada da faixa de areia do Arpoador diariamente. O objetivo é que o isolamento da área gere mais eficiência para o serviço, garantindo a preservação do espaço e segurança dos frequentadores.
No total, 30 garis realizarão a limpeza dos acessos da pedra, além da coleta e reposição de 30 contêineres. Os postos 8 e 9 e a Praia do Diabo terão 61 garis na limpeza. A Comlurb ainda conta com caminhões pipa, jateadeiras, moto bombas, caminhão compactador e tratores para a remoção e sanitização dos locais.
Em um ponto de controle na Pedra do Arpoador, os agentes de segurança patrulham o calçadão e a areia. Atividades econômicas e culturais só poderão ser realizadas com autorização da Prefeitura.