Piscina olímpica alivia calor no Parque Oeste Ana Gonzaga

A estrutura dos Jogos Olímpicos de 2016 será usada para aulas de natação, atividades esportivas e lazer da população

Por Redação

Na inauguração, moradores da região aproveitaram para se refrescar

A piscina olímpica dos Jogos Rio 2016 passou a fazer parte do cotidiano da Zona Oeste. Inaugurada no Parque Oeste Ana Gonzaga, em Inhoaíba, a estrutura agora será usada para aulas de natação, atividades esportivas e lazer da população. O equipamento foi transferido do antigo Estádio Aquático Olímpico e marca a última entrega pendente do legado dos Jogos na cidade.

Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Paes destacou o reaproveitamento das estruturas olímpicas e o impacto direto para a população.

 

Carlos Alberto Soares/Prefeitura do Rio - O prefeito Eduardo Paes inaugurou a piscina olímpica como legado dos Jogos de 2016

"E um dia muito importante. Esse aqui é o último legado olímpico que faltava entregar. Nenhuma cidade que tenha realizado Jogos Olímpicos fez igual à Prefeitura do Rio. Todos os equipamentos da Olimpíada foram utilizados posteriormente. E queremos formar atletas aqui", afirmou.

A piscina segue o padrão oficial de competições, com 50 metros de comprimento, e será administrada pela Secretaria Municipal de Esportes.

Aulas de natação

O espaço terá aulas regulares de natação às terças e quintas-feiras e hidroginástica às quartas e sextas. As turmas serão organizadas por faixa etária, atendendo desde bebês de três meses até adultos, com categorias baby, infantil, adolescente e adulto. As inscrições começam no dia 6 de janeiro, diretamente na secretaria do Parque Oeste.

 

Carlos Alberto Soares/Prefeitura do Rio - Piscina olímpica segue o tamanho padrão das usadas em competições

Além das atividades esportivas, a piscina também funcionará como área de lazer nos fins de semana, com controle de público e regras de segurança. Crianças menores de 12 anos só poderão entrar acompanhadas dos responsáveis, já que a profundidade chega a dois metros. O acesso com animais ou objetos de vidro será proibido.

Espaço de lazer

O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, explicou que a proposta é integrar esporte e convivência. "Vamos fazer dessa piscina como se fosse uma Vila Olímpica, com muita aula de natação e também uma área de lazer, que é fundamental para o Parque Oeste", disse.

 

Carlos Alberto Soares/Prefeitura do Rio - O prefeito Eduardo Paes inaugurou o espaço que terá natação

Atleta do Time Rio, o nadador Douglas Matera destacou o simbolismo do espaço. "Estava na arquibancada na Rio 2016 vendo o meu irmão competir. Essa piscina de alta qualidade vai contribuir para o desenvolvimento do esporte e também para a população ter acesso a atividades físicas e qualidade de vida", afirmou.

Com mais de 230 mil metros quadrados, a entrega marcou o avanço da segunda fase das obras do Parque Oeste, conduzidas pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe). Além da piscina olímpica, o projeto inclui a implantação de um mirante, espaço ecumênico e chuveiro em cascata com prédio de apoio equipado com vestiários e área de refeição.