Hospital Souza Aguiar inaugura nova pediatria, com 59 leitos

Modernização, amplia em 40% a capacidade de atendimento para crianças e adolescentes

Por Da Redação

Novo setor de pediatria do Hospital Souza Aguiar, no Centro

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira (24), o novo setor de pediatria do Hospital Municipal Souza Aguiar, referência em urgência e emergência no Centro da cidade. A entrega marca a primeira Parceria Público-Privada da Saúde no município e inclui a reforma estrutural completa e a modernização do parque tecnológico da unidade. O novo espaço passa a contar com 59 leitos, ampliando em 40% a capacidade de atendimento pediátrico.

"Estamos aumentando em 40% a capacidade de atendimento no setor de pediatria. Infelizmente alguns pequenos precisam ficar aqui na noite de Natal, mas o bom é saber que eles estarão bem cuidados, com todo o carinho e atenção, ao lado do pai, da mãe ou de algum responsável, com tratamento médico de qualidade", afirmou o prefeito Eduardo Paes, que participou da inauguração ao lado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e distribuiu presentes às crianças internadas.

A pediatria funciona no sétimo andar do hospital e atende pacientes de 0 a 17 anos, com integração total entre os serviços. A nova configuração inclui unidade de tratamento intensivo com 10 boxes, sendo um de isolamento, nove enfermarias, com 36 leitos e dois isolamentos, além de uma Sala Amarela, com 10 leitos e um isolamento. O setor conta ainda com Espaço Infanto Juvenil, cinco postos de enfermagem, salas de procedimentos e de reunião, além de áreas de apoio a profissionais e acompanhantes.

"Essa é a pediatria de emergência mais importante da cidade. É a que tem o maior volume de atendimento na rede e agora está totalmente renovada. Temos um novo CTI pediátrico, com leitos individuais, todas as enfermarias foram reconstituídas", destacou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A inauguração ocorreu durante uma ação de Natal promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, com distribuição de presentes às crianças internadas. A iniciativa integra a programação anual da pasta, que realiza atividades especiais para pacientes hospitalizados em datas comemorativas.

Moradora do Rio Comprido, Thamires Muller Mota, de 23 anos, acompanhava a filha Lívia, de 4 anos, internada desde o dia 17. "O atendimento está sendo maravilhoso, minha filha está melhorando, está tudo correndo muito bem. Esse é um espaço muito bom para que as crianças possam se recuperar", disse.

Com 118 anos de história, o Hospital Municipal Souza Aguiar conta com 389 leitos, 2.835 profissionais e realiza, em média, mais de 14 mil atendimentos mensais de urgência e emergência.