Novos ônibus passam a circular na Zona Oeste

100 veículos 0km reforçarão o transporte em 20 bairros do Rio

Por Redação

Frota de ônibus apresentada pela Prefeitura na Zona Oeste

A população da Zona Oeste começou a receber, no último sábado (20), parte da renovação prometida para o sistema de ônibus do Rio. A Prefeitura apresentou 100 veículos zero quilômetro, com ar-condicionado e novo layout do Sistema RIO, que passam a reforçar a operação em 20 bairros, entre eles Campo Grande, Santa Cruz, Sepetiba, Paciência, Realengo, Bangu, Marechal Hermes e Coelho Neto.

Segundo o prefeito Eduardo Paes (PSD), a entrega marca o início da modernização do sistema convencional após as mudanças no BRT: "É um dia muito simbólico porque é o primeiro gostinho que a população do Rio de Janeiro começa a ter daquilo que a gente vem trabalhando há muito tempo, que é transformar o transporte da cidade. Primeiro, aconteceu com o BRT. No ano passado, eu me comprometi que todos os ônibus urbanos do Rio seriam renovados como fizemos com o BRT", afirmou. Paes ressaltou que os 100 veículos representam apenas o início de um processo maior: "Esses 100 novos ônibus são apenas um petisco dos mais de 4 mil que ficarão neste padrão".

Os novos ônibus passam a operar em nove linhas que atendem bairros da Zona Oeste e da Zona Norte. Todas terão frota 100% nova e intervalos menores. Na Área A, que inclui Santa Cruz, Sepetiba e Paciência, a linha 753 teve o intervalo reduzido de 24 para 13 minutos, a 754 de 15 para 11, a 756 de 12 para 10 e a 870 de 25 para 18 minutos. Já na Área B, que abrange Campo Grande, Santíssimo e Senador Vasconcelos, a 731 caiu de 15 para 10 minutos, a 765 de 40 para 20 e a 826 de 40 para 25.

A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, destacou que a região concentra os maiores problemas históricos do sistema. "É a região que enfrenta a menor oferta de ônibus e as condições de manutenção mais difíceis. Portanto, esta entrega representa um avanço significativo. Os ônibus proporcionarão maior conforto aos passageiros, a frequência nos intervalos dos ônibus será melhor. Com uma frota maior, será possível estabelecer intervalos mais regulares e menores. A experiência de embarcar em um ônibus com ar-condicionado e em boas condições de higiene trará uma significativa melhora na qualidade do transporte público", disse.

A renovação faz parte de acordos judiciais firmados desde 2022 entre Prefeitura, Ministério Público e consórcios. Desde então, mil ônibus foram incorporados à frota, 200 linhas criadas ou reativadas, incluindo 65 noturnas, e mais de 800 pontos de parada voltaram a operar. O processo segue com novas licitações do Sistema RIO, que preveem investimento de R$ 500 milhões apenas na primeira etapa.