Árvore da Lagoa volta a brilhar após 5 anos com espetáculos

Estrutura de 60 metros vai iluminar a Lagoa Rodrigo de Freitas até 6 de janeiro

Por

Por Redação

Após cinco anos, o Rio de Janeiro voltou a ver a tradicional Árvore de Natal brilhar na Lagoa Rodrigo de Freitas. A Árvore do Rio foi inaugurada no último sábado (6) em uma noite de celebração aberta ao público e com uma emocionante homenagem a um dos maiores símbolos da cidade, o monumento ao Cristo Redentor. Um totem com um botão verde gigante foi instalado no Lagoon. Ao ser acionado, ele ativa canhões de luz instalados na base da Árvore, que iluminarão o Cristo. Logo na sequência, a árvore é acesa. A cada dia, uma pessoa ou um grupo será convidado para essa missão de acender as luzes, reforçando o caráter democrático da festa.

No sábado, a festa contou com apresentações do DJ João Pedro, único DJ do Rio formado pela Academia Internacional de Música Eletrônica, e a apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob regência do maestro Felipe Prazeres e com participação da cantora Analu Pimenta, no palco montado no Lagoon. O repertório reuniu trechos de "O Quebra-Nozes" de Tchaikovsky, além de clássicos como "Noite Feliz" e "Noite Azul". O concerto também trouxe um grande medley natalino que inclui "Então é Natal", "The First Noel" e "Jingle Bells", seguidos por obras populares como "Tico-Tico no Fubá", "Festa do Interior", "Maria Maria", "Feira de Mangaio" e "A Voz do Morro". Os telões instalados no Parque dos Patins e no Parque do Cantagalo garantiram que o público em diferentes pontos da Lagoa acompanhasse o espetáculo.

O maestro Felipe Prazeres celebrou o momento: "É uma alegria imensa reger na inauguração da tradicional Árvore da Lagoa. Este momento representa não apenas o retorno de um dos maiores ícones afetivos do Rio, mas também a força da arte em reunir e inspirar as pessoas. O repertório que une clássicos de Natal e músicas populares, aproxima ainda mais o público da música de concerto. Tocar ao ar livre e gratuitamente é uma forma de democratizar a cultura e celebrar o encontro, a cidade e o poder transformador da música".

Perto das 21h de sábado, a Árvore do Rio foi acesa, trazendo de novo o brilho e a magia do Natal para a cidade. A árvore acenderá diariamente até o dia 6 de janeiro. Com projeto criativo de Orleans de Sá, a árvore apresenta desenhos das festas natalinas, reconhecidos por pessoas de todas as idades, origens e nacionalidades. A ideia é que o público, ao olhar a árvore, reconheça suas lembranças afetivas dessa época do ano.

A Árvore conta com uma constelação, na qual cada estrela representa um estado brasileiro, reforçando a união do Brasil. Com 60 metros de altura, ela foi projetada para estar em harmonia com a Lagoa e seu entorno. Para a iluminação foram instalados mais de 20 quilômetros de Led e Neon Flex.

Sustentabilidade

Em 2025, a Árvore do Rio está mais sustentável: toda a energia que ilumina o evento é fornecida por um gerador abastecido com Diesel R, o diesel desenvolvido pela Petrobras com 10% de conteúdo renovável além da parcela obrigatória de 15% de biodiesel. O combustível utiliza matérias-primas de origem renovável, como óleos vegetais e gordura animal, e pode reduzir em até 60% as emissões de gases do efeito estufa na sua parcela renovável.

No domingo (7), a programação começou às 17h com o DJ Lou Cascudo e Camila Mariotti. Em seguida, as 19h, a Árvore foi acesa. Às 20h o cantor Diogo Nogueira fez um show que emocionou ainda mais o público, além de encerrar o fim de semana de sol em alto astral. "Estou feliz em poder levar o samba ao Rio de Janeiro nessa época tão importante do ano, para comemorarmos juntos a reinauguração da árvore flutuante em um ponto tão especial de nossa cidade. Começamos as festas de Natal com o melhor da música popular brasileira, energia lá no alto e muito samba no pé", contou Diogo. A apresentação teve participação especial do Padre Omar.

A programação segue até o dia 28 de dezembro, com atividades gratuitas mediante retirada antecipada dos ingressos pelo site www.godream.com.br. Nesta edição, as ativações ganham duas novidades. No Lagoon, a Feira de Natal, assinada por Robert Guimarães e Fernando Molinari, da Babilônia Feira Hype, reúne expositores de moda, decoração e artesanato, criando um circuito de presentes criativos e gastronomia com foodtrucks. A proposta é transformar o espaço em um ponto de encontro durante todo o período. No local, também há um espaço de recreação pensado para crianças, com brinquedos infláveis e área baby, com entrada gratuita e funcionamento de sexta à domingo, das 17h às 22h.

No Parque do Cantagalo, a nova Casa do Papai Noel tem um espaço especial para fotos, assim como um mirante para visualização da Árvore do Rio. Pedalinhos gratuitos estarão disponíveis no local, com agendamento prévio pelo aplicativo GoDream. No Parque dos Patins, um cenário luminoso instagramável está aberto ao público para fotos.