Escolas da Faetec representam o Rio na Olimpíada de Empreendedorismo

Localizadas no Jardim América e Quintino, ETEJK e ETER são as finalistas do Estado na final da Olimpíada de Empreendedorismo de 2025, que acontece entre 8 e 9 de dezembro, em São Paulo

Por Redação

Jovens da Faetec representam o Rio de Janeiro na Olimpíada de Empreendedorismo realizada em São Paulo

A Faetec será a representante do Rio de Janeiro na Olimpíada de Empreendedorismo de 2025. A Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (ETEJK) e Escola Técnica Estadual República (ETER) classificaram suas equipes para a final, que será realizada em São Paulo nos dias 8 e 9 de dezembro. A competição, que conta com apoio do CNPq e do MCTI, selecionou os 10 alunos da Faetec, que disputarão o título com projetos inovadores focados em tecnologia e relevância social.

A ETE Juscelino Kubitschek, com alunos de Administração e Informática, competirá com o projeto "Fora da Caixa", uma plataforma baseada em jogos de orientação vocacional, que usa tecnologia interativa para auxiliar jovens na identificação de aptidões e no conhecimento de diferentes profissões.

Professoras comemoram chegada das equipes na reta final

A professora e orientadora da ETEJK, Ana Letícia de Andrade, celebrou a classificação: “Pelo segundo ano consecutivo, uma equipe da ETEJK se encontra na final da Olimpíada de Empreendedorismo. E, sem dúvidas, esse é um motivo de muito orgulho, por ser resultado de uma construção de conhecimento, uma vez que, nesse perfil de desafio, o que temos é a aplicação de saberes e habilidades para a solução de problemas”.

Faetec - Alunos da ETE Juscelino Kubitschek apresentam o projeto "Fora da Caixa"

A ETE República (ETER) avançou com o projeto "Fighting Space Trash". Desenvolvido por alunos do curso de Games, é um jogo educativo criado para conscientizar adolescentes e jovens sobre o problema do lixo espacial, ao mesmo tempo em que serve como ferramenta de reforço no aprendizado de Astronomia e Física. A professora da ETER, Odiléa Corrêa da Silva, destacou como a participação valida o currículo técnico:

“É gratificante acompanhar as conquistas e os jogos desenvolvidos por alunos do curso técnico em Programação de Jogos Digitais. A dedicação das equipes faz toda a diferença quando colocam em prática o que está sendo ministrado no curso e aproveitam as oportunidades de parcerias com instituições de ensino e pesquisa como ferramentas pedagógicas”.

Presidente da Faetec destaca o empreendedorismo como 'ferramenta de transformação'

O presidente da Faetec, Alexandre Valle, acompanhará as equipes e destacou a participação das escolas no evento de âmbito nacional: “É motivo de orgulho ver nossas escolas representando o Rio de Janeiro em uma competição de alcance nacional. A Faetec acredita no empreendedorismo como ferramenta de transformação, e nossos alunos são prova disso. Estaremos ao lado deles nesta final, celebrando cada conquista”.

A classificação das duas escolas reforça o investimento da Faetec na metodologia do "aprender fazendo" e na preparação dos alunos para o mercado de trabalho através da tecnologia e inovação.