Espetáculo gratuito na Pavuna envolve cultura e crítica social
"Ubu Rei - uma Comédia Bufa Popular" faz um paralelo com líderes contemporâneos, baseada no texto de Alfred Jarry, datado do século XIX
"Ubu Rei - uma Comédia Bufa Popular" faz um paralelo com líderes contemporâneos, baseada no texto de Alfred Jarry, datado do século XIX
O espetáculo "Ubu Rei - uma Comédia Bufa Popular" realiza uma mini temporada de formatura, com sessões gratuitas nesta sexta-feira (28) e sábado (29), às 19h, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, localizada na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro.
A montagem, que encerra o ciclo de formação da Oficina Permanente de Teatro e Circo do CETA, é uma opção cultural com sátiras e crítica construtiva política para o final de semana. A entrada é livre, com classificação indicativa de 18 anos.
A peça é baseada no texto de Alfred Jarry (século XIX). A atriz e artista circense Vânia Santos destaca que a obra "não perde a atualidade" e é precursora do Teatro do Absurdo.
O diretor Lino Rocca faz um paralelo direto com líderes contemporâneos: "Hoje, eles representam os dirigentes que incitam o ódio, o preconceito racial e social, disseminando a violência física e digital (...) com total falta de empatia", pontuou Rocca, ressaltando o foco na crítica social.
Inspiração no movimento Tropicalista e linguagem circense
A montagem adota uma leitura contemporânea inspirada no movimento Tropicalista e nas linguagens circenses. Rocca explica ainda que a Oficina, patrocinada por órgãos como o Ministério da Cultura e a Prefeitura do Rio, é profissionalizante, expandindo as possibilidades de trabalho para os artistas participantes.
"A Oficina divide-se em dois tipos de formação (...) inserindo seus participantes no mercado de trabalho de animação cultural, recreação infantil e no universo profissional circense e teatral”, pontuou.
