Estado do RJ deve ter campanha sobre alergia alimentar em pets
Deputados aprovam Projeto de Lei que institui a Campanha de Conscientização sobre Alergia Alimentar em Animais Domésticos
A Alerj aprovou, nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei 3.948/24, que institui a Campanha de Conscientização sobre Alergia Alimentar em Animais Domésticos. A iniciativa, do deputado Fred Pacheco (PMN), visa informar tutores sobre causas, sintomas e tratamentos para evitar o sofrimento dos pets. O texto segue para sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PL), que terá duas semanas para decidir.
O Governo do Estado deverá promover a divulgação, com materiais informativos em unidades de saúde, pet shops, na UPA Veterinária e em escolas. O projeto prevê parcerias com entidades privadas e científicas, que serão incentivadas para oferecer tratamento de profilaxia.
A campanha irá alertar para as causas, como aditivos em rações industrializadas, e para os sintomas mais comuns: coceira, vermelhidão, descamação e lesões na pele, diarreia e vômito. Entre as medidas de prevenção incentivadas, estão o uso de ração de alta qualidade e a adoção de comedouros de alumínio, além da atenção para não dar banhos em excesso nos animais.
O autor da proposta ressaltou a importância da nova política pública. "Por este motivo, é importante implementar política pública para informar a população, a fim de se evitar o sofrimento dos animais pela doença", disse Pacheco. Também está sob análise do Executivo o Novo Código de Defesa dos Animais.
