Projeto de Lei reconhece os impactos da alimentação no desenvolvimento cognitivo

Em análise na Alerj, a proposta conscientiza sobre como a nutrição influencia diretamente na estabilidade emocional, concentração e criatividade

Por Redação

Alimentação saudável e desenvolvimento cognitivo andam de mãos dadas

O deputado Arthur Monteiro (União) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um Projeto de Lei para criar a Política Estadual de Conscientização sobre a Qualidade Energética, Nutricional e Neurofuncional dos Alimentos.

De acordo com o texto, o objetivo é incentivar a educação alimentar e ampliar o conhecimento sobre os impactos da nutrição no organismo humano, com base em evidências da neurociência. A iniciativa reconhece a alimentação como um dos pilares do desenvolvimento cognitivo e emocional e busca estimular hábitos alimentares mais equilibrados.

“A neurociência moderna tem demonstrado que o tipo de combustível que oferecemos ao cérebro influencia diretamente nossa estabilidade emocional, concentração e criatividade”, afirma o autor da matéria.

Entre as medidas previstas, estão campanhas educativas voltadas a crianças e adolescentes e a criação de espaços educativos que unam neurociência, biologia e educação alimentar, especialmente nas escolas públicas. A proposta segue em análise nas comissões da Alerj antes de ser votada em plenário.