Câmara aprova projeto que substitui BRT por VLT no Rio
Inicialmente, mudanças serão na Transcarioca e Transoeste
Nesta quinta-feira (25), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou de forma definitiva o PLC 56/2025, que autoriza a substituição do sistema de ônibus BRT dos corredores Transcarioca e Transoeste por Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT), como já existe no Centro, ou por Veículos Leves Sobre Pneus (VLP). O projeto será realizado via parceria público-privada e a medida entra em vigor na data de publicação.
A proposta prevê a expansão do sistema, contemplando linhas que ligam Praça XV, Terminal Gentileza e aeroporto Santos Dumont, e se estendendo à Zona Norte, com estações em São Cristóvão, possivelmente no Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, Quinta da Boa Vista, hospital Quinta D'Or, além da integração com metrô e trem.
O texto do Executivo recebeu 33 votos favoráveis e apenas 3 contra e segue para sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). No plenário, o debate foi intenso. O presidente da Câmara, Carlo Caiado, ressaltou que a medida vai gerar melhorias no transporte urbano e se trata de um sistema menos poluente e mais eficiente: "Com a aprovação em definitivo, a prefeitura tem sinal verde para estudos e implementação do VLT, um transporte mais rápido, seguro e sustentável. O debate já constava no Plano Diretor, mostrando que a Câmara acompanha a pauta há anos".
Os vereadores Rogério Amorim (PL) e Pedro Duarte (Novo) se posicionaram contra. Já Paulo Messina (PL), que há 15 anos defendia o transporte sobre trilhos, afirmou que a medida corrige um erro histórico.
"Quando se tem um trajeto definido, o transporte sobre trilhos é mais rápido, econômico, menos poluente e de manutenção mais fácil. O BRT poderia ter sido apenas fase de teste. Agora, a prefeitura vai consertar esse equívoco. Adaptando as pistas existentes para trilhos, teremos benefício a longo prazo para passageiros, cofres públicos e meio ambiente", explicou o parlamentar.