Debate sobre saúde da mulher na Uerj

Seminário "Outubro Rosa Integrado: Políticas Públicas Inclusivas pela Saúde e Direito das)Mulheres", acontece na Uerj, na próxima segunda-feira (27)

Por Redação

Taxas de sobrevida superam 99% com diagnóstico precoce do câncer de mama

A Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio realiza, na próxima segunda-feira (27), o seminário "Outubro Rosa Integrado: Políticas Públicas Inclusivas pela Saúde e Direito das Mulheres", na Uerj. O evento gratuito reunirá especialistas da área da saúde para compartilhar boas práticas de gestão pública entre os municípios da Região Metropolitana, sobre políticas de prevenção e tratamento do câncer de mama.

Durante o encontro, será entregue o Prêmio "SEIM Integrando Ações", que reconhece projetos e campanhas de destaque na área. A secretária de Integração Metropolitana, Cynthia Felix, conduzirá o debate e destacou a importância da iniciativa: "Com cuidado, prevenção e diagnóstico precoce é possível salvar muitas vidas. O câncer de mama impacta milhões de mulheres, mas também é cercado por mitos que podem gerar confusão e medo".

Os palestrantes são: Jackeline Marins, pesquisadora em direitos das mulheres; Renato Cony, subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde; Edmar Lopes, diretor do Centro Oncológico de São Gonçalo; Caroline Miranda, nutricionista especializada em saúde da mulher; e Inês de Castro, ginecologista e mestranda em saúde materno-infantil. O seminário busca fortalecer a cooperação entre municípios e garantir o direito das mulheres ao acesso integral à saúde e ao acolhimento psicológico na rede pública.