'Marinheiros da Urca' tentam reconstruir deck destruído por fortes ondas
Cães que são atração na Urca perderam boa parte do seu espaço após ressaca que atingiu a Zona Sul do Rio no último dia 15
Os cães conhecidos como "Marinheiros da Urca" vivem um drama após a última ressaca que atingiu a Zona Sul do Rio, no dia 15 de setembro. As fortes ondas que impressionaram quem passou pela Enseada de Botafogo também destruíram o deck que estendia o barco onde estão abrigados os sete animais, reduzindo o espaço e aumentando o risco de acidentes.
Sob tutoria do barqueiro Alex, os cães contam com o apoio do 'Urca Pets', que arrecada fundos para reconstruir o deck. A ação mobiliza o bairro da Urca e vizinhanças, que já conhecem a história dos animais que se tornaram atração para moradores e para quem visita a Mureta.
"O problema é o risco. Sr. Alex cuida muito bem deles, mas há uma grande chance de caírem no mar em caso de ressaca. O deck garante a segurança e a estabilidade do barco", disse Raquel Quelps, líder do grupo Urca Pets.
Falta de verba deixa animais em risco
Apesar da mobilização liderada por Raquel, que atua diretamente com os Marinheiros da Urca há um ano, ainda faltam cerca de R$ 3 mil para a conclusão das obras. Entre os componentes que precisam ser comprados estão madeira, tela para cercamento do deck e toldos.
"Buscamos ajuda também da iniciativa privada, pois não temos a mão de obra e o próprio Sr. Alex está reconstruindo mesmo com problema de saúde", explicou.
Até o momento, a Urca Pets arrecadou R$ 1,6 mil para a reconstrução por meio da doação de padrinhos e madrinhas do projeto e da vaquinha para outras pessoas e empresas que quiserem apoiar a iniciativa e os sete cães.
"Os cachorros são dóceis, castrados, vacinados e frequentam uma creche do bairro. Apesar do barco ser humilde, estavam bem instalados e são queridos por quem gosta de animais, além de terem os cuidados do Sr. Alex. A última ressaca trouxe o risco porque quebrou tudo. Não tem toldo e não dá para aproveitar nem o chão", apontou Raquel.
História dos 'Marinheiros da Urca'
Os "marinheiros" Caramelo, Vitória, Golias, Davi, Dólar, Nega e Mulatinha foram batizados desta forma justamente por viverem em um barco no mar, com seu tutor. Os cães foram adotados por Sr. Alex ao longo dos anos. Alguns foram entregues, outros chegaram ao barqueiro após serem abandonados.
"Eles amam Sr. Alex e ele retribui igualmente aos cachorros. Teve uma época em que aceitou ceder para a adoção, mas voltou atrás por amor e os cachorros claramente ficaram felizes com a decisão", explicou Raquel.
Além da vaquinha online, quem desejar contribuir com a nova casa dos Marinheiros da Urca pode entrar em contato com a Urca Pets pelo perfil da instituição no Instagram.