Por: Redação

Moradores da Zona Sudoeste pedem mudança no nome da região

Moradores alegam contexto histórico do nome | Foto: Marcelo Piu (Prefeitura)

A nova divisão territorial do Rio de Janeiro, batizada de Zona Sudoeste no início de setembro, voltou a ser alvo de debate. Apesar de o projeto ter sido aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), parte dos moradores da região não se identifica com a nova nomenclatura.

Com o ocorrido, a Casa de Cultura de Jacarepaguá protocolou uma petição defendendo que a área passe a ser chamada de Baixada de Jacarepaguá. A justificativa é que, para os moradores, o termo “Sudoeste” não reflete a história, a cultura e a geografia local, além de não ter adesão da população.

O documento enviado à Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal solicita ainda a convocação de uma audiência pública, com participação de representantes da sociedade civil, instituições culturais e órgãos de planejamento urbano, a fim de discutir a alteração oficial do nome.

Ao Correio da Manhã, foi confirmado que a Casa recebeu a petição, mas ainda não há previsão para início dos estudos ou para a convocação de debates e audiências públicas.