Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras
Após reforma, o polo gastronômico foi inaugurado no domingo (21)
A Prefeitura do Rio abriu, no último domingo (21), o Novo Mercado São José, em Laranjeiras. O polo gastronômico e cultural na Zona Sul volta a funcionar com 16 empreendimentos, entre hortifruti orgânico, queijaria, confeitaria, café, sorvetes veganos, bares e restaurantes. O espaço é aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 22h.
"O Mercadinho São José é parte da alma carioca e não podia continuar abandonado. Está lindo. Muito bom devolver esse espaço para o carioca, totalmente remodelado, mas sem perder a sua essência. É um patrimônio cultural recuperado que vai movimentar a economia local", disse o prefeito Eduardo Paes.
Consórcio por 25 anos
Fechado desde 2018, quando o INSS retomou judicialmente o imóvel, o Mercadinho São José, renasce após a Prefeitura do Rio ter comprado o prédio e o terreno ao lado, em 2023, por R$ 3 milhões. O consórcio liderado pela Engeprat e curadoria da Junta Local vai gerir o espaço por 25 anos.
"Aqui é um exemplo de como o poder público e a iniciativa privada podem trabalhar juntos para restaurar patrimônio, trazer espaços de qualidade para a cidade, devolver um pouco de história e oferecer lazer à população", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima.
História do Mercado
O imóvel do Mercado São José funcionava como uma senzala e um celeiro de uma fazenda localizada no Parque Guinle na época do Império. Sua inauguração como mercado ocorreu em 31 de maio de 1944, quando o então presidente Getúlio Vargas decidiu adaptar suas baias para criar um local que pudesse fornecer alimentos mais acessíveis à população durante a Segunda Guerra Mundial. Após décadas de abandono desde os anos 60, o local foi revitalizado em 1988 e foi declarado patrimônio cultural em 1994. Em 2018, foi fechado.
