Novo Mercado São José pronto
A expectativa é de que o local receba 2 mil visitantes por fim de semana
Reconhecido tradicionalmente no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul, do Rio de Janeiro, o Mercadinho São José agora passa a ser chamado de Novo Mercado São José e tem previsão de abertura ainda para o mês de setembro, com funcionamento de terça-feira a domingo, de 10h às 22h.
Localizado na Rua das Laranjeiras, 90, o Novo Mercado São José contará com cerca de 13 comércios para diversos públicos, como hortifruti, lojas, bares e restaurantes. Além dos estabelecimentos, o local ainda possui um terraço, onde os cariocas e turistas poderão encontrar mais novidades.
Datado do século XIX, o prédio foi sendo readaptado com o tempo. Mas ficou fechado por décadas até que a Prefeitura do Rio comprou o imóvel da União e iniciou as reformas, em conjunto com a Engeprat, a CCPAR, além da Junta Local, com um investimento em torno de R$ 10 milhões. Suas cores e identidade visual foram restauradas e o Mercado São José também será palco de atividades culturais, além de oferecer um espaço de convivência, com acessibilidade para todos.
Com a proposta de voltar a ser uma referência gastronômica no bairro da Zona Sul, o Novo Mercado busca valorizar os pequenos comércios e produtores. A expectativa é receber cerca de 2 mil pessoas por fim de semana, podendo atrair visitantes das adjacências, com fácil acesso de metrô, que fica a 400m de distância.
A data oficial de reabertura ainda não foi divulgada, mas os moradores esperam que seja por volta do dia 26 de setembro.
Para reinauguração, 13 estabelecimentos já estão confirmados, alguns deles são: Cervejaria Brewteco, com unidades no terraço e no prédio anexo; Botequim Cura, no terraço; Bar Borbulhas; Confeitaria Absurda; Culto Café; Hortifruti Tito Orgânicos e Locais, que valoriza os pequenos produtores; Loja de cogumelos e temperos Cultura Fungi; Queijaria Rancho das Vertentes; Restaurante de massas italianas Locanda; Basta Pastifício, entre outros
A Secretaria Municipal de Ordem Pública realizará fiscalizações recorrentes. Além disso, os moradores podem utilizar o telefone 1746 para denunciar reclamações de perturbação do sossego. A Guarda Municipal também vai reforçar ações ao redor do Novo Mercado São José, para manter a ordem e apoiar o trânsito pelas ruas adjacentes.
