Nova geração assume espaço no mercado
A prefeitura do Rio aponta queda no desemprego entre os jovens. De acordo com o levantamento das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Juventude Carioca, mais de 170 mil pessoas, entre 15 e 29 anos, começaram a trabalhar na cidade entre 2021 e 2024.
O índice mostra que o desemprego entre pessoas nessas idades caiu 16% e aponta a menor taxa de pessoas sem trabalho dos últimos oito anos, reduzindo de 31,2% de para 15%.
Também houve um aumento significativo no número de jovens negros com ocupação no Rio de Janeiro, passando de 129 mil para 370 mil pessoas trabalhando na cidade.
Contudo, a pesquisa apontou uma grande desigualdade de gênero, com o dobro de homens entrando no mercado em relação às mulheres.
Alguns fatores explicam a redução do desemprego entre jovens de 15 a 29 anos, como a retomada da economia após a pandemia, que possibilitou a recuperação das empresas, gerando novas oportunidades para a faixa etária.
O aumento da escolaridade também se aplica. Em 2021, apenas 54% dos jovens concluíram o Ensino Médio, saltando para 71% em 2024.
O estudo baseado nas análises do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) também considera o mercado informal de trabalho, incluindo quem não possui carteira assinada ou vínculo empregatício.
