Por: POR PAULA VIEIRA

Paes já pode ser considerado candidato ao governo

Eduardo Paes revelou pré-candidatura em jantar | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), fez o que já era esperado e oficializou sua pré-candidatura ao Governo do Estado em um jantar reservado na terça-feira (23), na residência do ex-presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. O encontro reuniu empresários do interior interessados em conhecer os planos do prefeito. "Essa é a primeira vez que assumo, oficialmente, ser pré-candidato. Então, esta pode ser considerada a minha primeira reunião de pré-campanha", teria declarado Paes, de acordo com a jornalista Berenice Seara. Apesar de ter assumido suas intenções, o prefeito ainda não fez nenhuma declaração pública sobre sua candidatura para as eleições de 2026, mantendo ao máximo o sigilo sobre a estratégia eleitoral e evitando comentários à imprensa sobre possíveis adversários ou acordos políticos.

 

Prefeito mantém cautela

Ainda durante o jantar na casa do ex-presidente da Firjan, Paes destacou a segurança pública como prioridade e reforçou o discurso de que é necessário "salvar o Rio", sem citar adversários ou romper acordos com o governador Cláudio Castro (PL). Questionado sobre os próximos passos, manteve cautela: "Eu disse que meu partido vai apresentar uma alternativa". O encontro reforça a movimentação do prefeito rumo às eleições estaduais, buscando apoio de lideranças e empresários para consolidar sua aguardada candidatura.

Caixa apresenta plano para revitalizar São Cristóvão

Novo plano de revitalização para São Cristóvão | Foto: Reprodução Rio Construção Summit

A Caixa Econômica Federal apresentou, durante o Rio Construção Summit, o plano de revitalização urbana de São Cristóvão. Batizado de "Porto Estendido", o projeto segue o modelo do Porto Maravilha e prevê a requalificação de 8,7 milhões de m², com potencial de R$ 50 bilhões em empreendimentos até 2064. Com a execução das obras, São Cristóvão poderá receber 250 mil novos moradores, distribuídos em mais de 100 mil unidades residenciais. Segundo Carlos Antonio Vieira Fernandes, presidente da Caixa, "existe o potencial residencial de regiões estratégicas e São Cristóvão é capaz de gerar valor para moradores e investidores".

Novo polo residencial e de negócios

O plano inclui melhorias urbanas, travessias de pedestres e revitalização do Largo da Cancela. Uma das concorrentes, a construtora Cury vem se destacando com o projeto de erguer 1,7 mil apartamentos no terreno da antiga Companhia da Luz Esteárica, próximo do terminal Gentileza, e mais 800 unidades na antiga sede da Ipiranga, próxima ao metrô de São Cristóvão. A Caixa apresentará o masterplan ao mercado e realizará road shows com investidores. A meta é consolidar São Cristóvão como novo polo residencial e de negócios.

NFL no Maracanã a partir de 2026

A National Football League (NFL) anunciou, nesta sexta-feira (26), um acordo para realizar no mínimo três jogos da temporada regular ao longo de cinco anos no Rio de Janeiro, a partir de 2026, priorizando a expansão global e levando suas partidas internacionais para novas cidades ao redor do mundo. Com mais de 36 milhões de fãs da NFL no Brasil, a liga retornará ao país na próxima temporada tendo como palco o estádio do Maracanã. As equipes participantes, bem como data, horário e demais informações, serão anunciados posteriormente.