Por:

Incentivo à doação de sangue e medula

Frases de incentivo à doação de sangue e medula óssea poderão ser incluídas em receituários médicos e dentários simples emitidos pela rede pública estadual. A medida é prevista na Lei 10.965/25, de autoria do deputado Dr. Pedro Ricardo (PP), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e sancionada pelo governador Cláudio Castro no Diário Oficial da última sexta-feira (26).

A iniciativa visa estimular a solidariedade e ajudar a suprir os estoques dos hemocentros e bancos de medula, que enfrentaram queda nos últimos anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, houve redução de 15% a 20% no total de doações de sangue em 2020 em relação a 2019. Já o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) apontou queda de 30% nas doações entre janeiro e julho de 2020, em comparação com o ano anterior.

A nova lei também busca reforçar a conscientização sobre a importância das doações e incentivar a população a contribuir para salvar vidas.

Com a iniciativa, pacientes atendidos pela rede pública estadual poderão receber mensagens de incentivo diretamente em seus receituários, lembrando-os da relevância de participar desse gesto de solidariedade. Para o autor do projeto, Dr. Pedro, as ações podem gerar grande impacto na manutenção dos estoques e no atendimento para quem precisa de doações.