Por: Redação

Câmeras inteligentes flagram descarte irregular de lixo no Rio

O COR é um dos braços da Prefeitura no monitoramento de vias para multar infratores que despejam lixo nas ruas | Foto: Divulgação/COR

Quem for flagrado despejando lixo nas ruas terá que pagar multa. A prefeitura do Rio já está utilizando as câmeras da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), da Guarda Municipal e do Centro de Operações para identificar e multar cidadãos flagrados descartando lixo ou entulho de forma irregular em ruas, calçadas ou áreas públicas.

A iniciativa busca reduzir impactos provocados por alagamentos, e agravados por descartes irregulares, aumentar a eficiência da limpeza urbana e fortalecer a preservação dos espaços públicos em diversas regiões, que já estão sendo monitoradas com equipamentos inteligentes.

 

Entenda como funciona o sistema

O novo sistema de monitoramento utiliza tecnologia de detecção inteligente. Desta maneira, sempre que acontece o descarte irregular, um alerta automático surge na tela da Sala de Situação do Centro de Operações. Isso permite que o operador busque a identificação da placa do veículo envolvido. Através dessas informações, será possível aplicar multa aos infratores. Com o novo sistema de monitoramento, a expectativa da Prefeitura é reduzir o descarte ilegal e promover uma cidade mais limpa, organizada e com menos enchentes.

Monitoramento mais eficiente

De acordo com a Prefeitura do Rio, a meta é chegar até dezembro com 475 câmeras em funcionamento em pontos já conhecidos pelo despejo irregular de resíduos. Até o momento, aproximadamente 50 equipamentos foram instalados em locais definidos pelas subprefeituras, com destaque para as zonas Oeste e Sudoeste da capital carioca. Um dos registros de flagrante ocorreu na Gardênia Azul, perto da Avenida Ayrton Senna, quando um motorista foi pego despejando uma grande quantidade de lixo de forma irregular na beira da estrada.