Por: Paula Vieira

Alerj aprova reajuste de auditores do Estado do Rio de Janeiro

CPI da Alerj apura denúncias da empresa de Esteves | Foto: Thiago Lontra/Alerj

Os auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) tiveram uma conquista importante nesta quarta-feira (24). Em regime de urgência e votação única, os deputados da Alerj aprovaram o reajuste salarial da categoria, previsto no Projeto de Lei 5.339/25, enviado pelo Executivo. A proposta retornou ao plenário após ter sido retirada de pauta na semana passada, com 33 emendas.

A decisão contempla os 12 padrões de carreira da CGE. Sendo assim, os salários passam a variar de R$ 10.874,48, no nível inicial, a R$ 15.942,40 no último nível. Também foi aprovada emenda do deputado Douglas Gomes (PL), que garante adicionais para servidores com formação acadêmica, sendo 15% para pós-graduação, 40% para mestrado e 100% para doutorado.

Deputado fala em 'defasagem' da CGE

Durante a sessão, o parlamentar destacou que, no último concurso, 42 auditores tomaram posse, mas três pediram exoneração e dois sairão para outros órgãos. Segundo Gomes, a CGE conta com 130 cargos, dos quais 113 estão bloqueados e 17 vagos, além de 73 servidores próximos da aposentadoria. "Daqui a pouco, nós teremos uma defasagem. É fundamental fortalecer essa categoria, porque uma auditoria sólida garante que recursos cheguem ao destino com responsabilidade", afirmou.

Outros parlamentares também defenderam a medida. Luiz Paulo (PSD) destacou que "a Controladoria tem uma função exponencial no Executivo, que é evitar que o dinheiro público escorra para o esgoto e combater o mau uso dos recursos". Já Flavio Serafim (Psol) parabenizou os auditores e disse que a valorização é essencial para os concursados e para ampliar a integridade do Estado. O deputado ainda propôs um colégio de líderes para discutir a política de recomposição salarial de todas as carreiras.

Justificativa do Projeto de Lei

Na justificativa enviada à Alerj, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que a medida busca reconhecer o papel dos auditores, responsáveis pela fiscalização, corregedoria, transparência e integridade no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo (Sicierj).