O governador Cláudio Castro (PL) anunciou a entrada de 520 novos alunos no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, Zona Oeste. Esta é a terceira turma de 2025, após 542 ingressos em fevereiro e 509 em abril, totalizando 1.571 novos policiais. Uma quarta turma está prevista para outubro.
"Estamos fortalecendo a nossa Polícia Militar com novos homens e mulheres que vão trabalhar pela segurança da população fluminense. Este reforço é parte da valorização permanente da corporação e da garantia de melhores condições de trabalho para os nossos policiais", destacou Castro.
O último concurso, que inicialmente previa 2 mil vagas, foi ampliado para 4 mil, garantindo que mais profissionais ingressem no CFAP ao longo dos próximos anos. Até 2026, um novo certame deve abrir mais duas mil vagas para a PM, reforçando o planejamento estratégico da corporação e a reposição contínua de efetivo.
A gestão já entregou 1.714 veículos semibilindados, 300 motocicletas, 30 blindados, 22 mil coletes balísticos, 3.400 capacetes e 600 fuzis. Novas entregas incluem 470 motos, um helicóptero Black Hawk blindado e mais 1 mil fuzis automáticos calibre 556. Foram adquiridas 13 mil câmeras corporais e iniciado o processo de compra de equipamentos de reconhecimento facial e leitura de placas para 5,8 mil viaturas, reforçando a modernização da frota e a eficiência operacional.
"O ingresso de novos praças, aliado ao investimento em tecnologia, equipamentos e valorização salarial, mostra que estamos construindo uma Polícia Militar cada vez mais forte e preparada para servir ao povo do Rio de Janeiro", afirmou o secretário da PM, o coronel Marcelo de Menezes.
Com a ampliação do efetivo, os investimentos e a valorização salarial, o governo do estado busca oferecer mais segurança e eficiência, reforçando a presença da corporação em todas as regiões, com atendimento rápido e qualidade operacional em prol da população fluminense.